AO VIVO
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1698085188748-0'); });

Joaquim Corado

Advogado e contador, com mestrado em Ciências Contábeis e pós-graduação em Gestão Municipal. Experiência como auditor tributário, professor na FES/UFAM e no IBAM/RJ, deputado estadual, prefeito municipal e em cargos de gestão pública, incluindo a SUFRAMA e a SEFAZ/AM. Também atuou como presidente do SINDIFISCO/AM e diretor da Associação Amazonense dos Municípios. Além disso, é consultor, formulador de políticas públicas e escritor.
Fale como

Só faltou o cafezinho!

O episódio do dia 08 de janeiro com a invasão dos prédios das sedes do Governo; do STF; do Congresso Nacional, foi vendido para o país que foram os patriotas responsáveis pelas invasões sob o pretexto de aplicar um golpe na democracia, segundo o presidente Lula e a sua equipe. Mas, pelas imagens tornadas públicas com a presença do general da reserva Gonçalves Dias, Ministro do GSI da Presidência da República caminhando calmamente entre os invasores do Palacio do Governo, abrindo portas, dando água, conversando. Só faltou o cafezinho!

As imagens são graves, desmoralizam a PGR, a Policia Federal, o Ministro Dino da Justiça e Segurança Pública, O ministro Alexandre de Moraes, o general da reserva Gonçalves Dias e até o presidente Lula. A policia federal não ouviu as pessoas que aparecem nas imagens, não exauriu as provas; A PGR não cotejou as imagens; o ministro Dino recebeu o conteúdo dessas imagens; O ministro Alexandre de Moraes não analisou com cuidado as imagens, não foi prudente; o presidente Lula sabia antecipadamente de informes que alertavam possível invasão, chegou a desviar a rota do avião para não estar em Brasília. O GSI colocou as imagens sobre sigilo de 5 anos.

Afinal, se as imagens estavam no relatório elaborado pela Policia Federal, é fato que conhecia o seu conteúdo. As imagens sugerem dois grupos distintos: um foi para fazer vandalismo, o outro protegeu o patrimônios. Tem que ser tratados de formas distintas. Estava em jogo a liberdade das pessoas inocentes. Agora, como fica a prisão das pessoas como exemplos, o ex-ministro Anderson Torres que estava de férias nos Estados Unidos, longe de Brasília e a do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha Barros?

A grande narrativa do governo: eram todos bolsonaristas, terroristas, golpistas tentando um golpe, a tomada do poder por atos antidemocráticos; C um golpe da direita contra o regime estabelecido do direito. Com quase certeza, houve autor intelectual desse episódio, o presidente Lula à medida que ele é o chefe do Ministro, chefe do Dino que é o chefe da policia federal; o Procurador Geral da PGR que deixara esconder os fatos. O ministro Alexandre de Moraes sabia por que o General Gonçalves Dias disse que as imagens estavam no inquérito que foi entregue a todas as autoridades. Quanto dinheiro público, quantos cargos no governo foram usados pelo presidente para abafar a CPMI.

A partir do episódio da publicação das imagens os ventos mudaram. Ficou claro que Investigação era dolosamente para proteger o governo. Vive-se um momento tão estranho no Brasil, a mudança do governo e apoiadores que eram contra e agora apoiam a CPMI. Enfim, esta pode produzir resultado pelo fim desse governo. O resultado desse episódio é constrangedor e triste! É a crise institucional mais grave em muitos anos que o país enfrenta. Isso tudo provoca decepção, revolta e apatia nas pessoas pela política.

Compartilhe:

ATENÇÃO: O texto acima é de caráter opinativo, logo, as informações e crenças expressas nele não refletem essencialmente o pensamento do site O PODER e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Mais Opiniões

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1698085188748-0'); });