Pelos dados publicados dos indicadores que medem o desempenho da economia o Brasil vem apresentando estimativa da redução do seu crescimento econômicos, isto é, inflação maior, PIB menor.
Pelos dados do Ministério da Fazenda a estimativa do crescimento do PIB em 2023 era de 2,1% – governo anterior, 3,10%-, agora 1,60%; o índice da inflação para 2023 estimado anteriormente em 5,96% agora reajustado para 5,95% – em 2022 o índice ficou em 5,79% -, medido pelo IPCA.
A OCDE estima crescimento para o mundo todo em 2023, mas para o Brasil a estimativa desse organismo internacional previa crescimento da sua economia de 1,23%, agora reduz essa estimativa para 1,1%. Enquanto o mundo cresce o Brasil decresce.
Pelo visto, pelos dados a presentados, no Brasil a inflação crescendo, indicadores da economia caindo, isso é ruim. Não se pode enfraquecer a política monetária, porque quando a inflação cresce a renda do cidadão cai.
Com esse cenário se torna difícil esperar a melhora na vida do cidadão. Entenda que não se trata de prognostico negativo, de negativismo. A economia é real, os fatos acontecem no dia a dia. O mais afetado é aquele humilde e necessitado. A inflação atinge a todos, muito mais o cidadão de pouca renda que inundam o nosso país.
Joaquim Corado.
ATENÇÃO: O texto acima é de caráter opinativo, logo, as informações e crenças expressas nele não refletem essencialmente o pensamento do site O PODER e são de inteira responsabilidade de seus autores.