Há 8 anos, ministro Luís Roberto Barroso tomava posse no STF

O ministro Barroso completou, no último sábado (26), 8 anos no Supremo Tribunal Federa (STF), em substituição ao ministro Ayres Britto que se aposentou em 2013

Manaus | AM | Agência STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, é natural de Vassouras (RJ), mas trilhou sua vida estudantil, acadêmica e profissional na capital fluminense. Graduou-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual é professor titular de Direito Constitucional.

Ainda na vida acadêmica, fez mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou, ainda, como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB). Foi procurador do Estado do Rio de Janeiro e, depois, seguiu carreira na advocacia, até chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes de sua nomeação pela então presidente Dilma Rousseff, Barroso atuou em casos relevantes no STF, como a liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias, a proibição do nepotismo no Poder Judiciário, a defesa do reconhecimento das uniões homoafetivas e o direito de a gestante interromper a gravidez em caso de feto anencéfalo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MP-AM recomenda que Prefeitura de Lábrea garanta publicidade às licitações

Deputados da ALEAM apresentaram 313 projetos de lei nos sete meses de 2021; confira ranking

Prefeito de Eirunepé é alvo de representação por suposta burla na área da Educação