AO VIVO
21/06/2021 - 18:38

Amazonino volta para Manaus e aparece se exercitando após passar 7 meses em São Paulo

Manaus-AM- Após passar sete meses em São Paulo (SP), depois que perdeu as eleições municipais de 2020, ter realizado tratamento de saúde e se vacinado contra a Covid-19 na capital paulista, o ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (Podemos), de 81 anos de idade, está de volta à capital amazonense.

Em uma foto, Amazonino aparece utilizando uma esteira em sua residência, localizada no bairro Tarumã, na zona Oeste da cidade.

Foto foi postada em uma rede social pela sobrinha do ex-governador Amazonino Mendes, empresária do ramo de petshop, Mônica Mendes

De olho em 2022

No dia 7 deste mês, o político se manifestou sobre a situação do estado em relação aos ataques criminosos ocorridos em Manaus e em alguns municípios do interior do Amazonas.

‘Negão’ criticou o atual governador do Estado, Wilson Lima (PSC), e afirmou que “o narcotráfico veio bater no peito e disse quem manda aqui sou eu”.

Já visando a próxima eleição e querendo ser o ‘novo’ salvador da pátria Amazonino, de São Paulo, onde estava morando atualmente, deixou o recado: “E eu diria a você: a chama da esperança não está morta. É isso aí, minha solidariedade”, disse.

Porém, quando governador, em 2018, o ‘Negão’, como é conhecido, assinou contrato de R$ 5,6 milhões com a empresa americana Giuliani Security & Safety LLC, do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, em que nada ajudou no combate à criminalidade.Além disso, Amazonino Mendes ‘entregou’ uma gestão com um alto índice de homicídios tanto na capital do Amazonas, quanto no interior do Estado.

À época, o Ministério Público do Amazonas instaurou Inquérito Civil para apurar se houve irregularidades na dispensa de licitação do Governo do Amazonas para a contratação da empresa Giuliani Secutiry & Safety, do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani.

Homicídios

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), em 2018, durante a gestão de Amazonino Mendes, Manaus registrou 787 assassinatos, enquanto, em 2019, os crimes desta natureza caíram para 687. Ou seja, ocorreu uma redução de 12,7% no governo de Wilson Lima.

Dados do Sinesp também revelam que, em 2019, em todo o Amazonas foram contabilizados 816 homicídios, e no ano anterior, o número ficou 968 assassinatos.

Compartilhe:

Notas mais Recentes

25/03/2024 - 11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

Compartilhe:
20/03/2024 - 20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

Compartilhe:
20/03/2024 - 11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

Compartilhe:
13/03/2024 - 11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Compartilhe:
05/03/2024 - 16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Compartilhe:
28/02/2024 - 17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

Compartilhe:
23/02/2024 - 15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

Compartilhe:
23/02/2024 - 14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

Compartilhe:
08/02/2024 - 14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

Compartilhe:
01/02/2024 - 11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Compartilhe: