Após quase um mês sem partido, depois de anunciar desfiliação do Pros, o vereador Peixoto volta ao partido Agir36, antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), ao qual foi eleito em 2020 para a Câmara Municipal de Manaus. O parlamentar também será o vice-presidente estadual da legenda.
A posse como membro do diretório acontece nesta segunda-feira (24), às 19h, no Beer Dance Eventos, na região central de Manaus. Peixoto deixou o Pros após a sigla ser incorporada ao Solidariedade em fevereiro deste ano.
PAÍS|
Uma pesquisa realizada entre os dias 13 a 16 de abril de 2023 pela Genial/Quaest, aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas , é o favorito a substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2026, caso o ex-chefe do executivo se torne inelegível por conta de algum processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), firmou, nesta quinta-feira (20), parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), para 15 cursos a serem ministrados pela Escola do Legislativo Léa Alencar Antony. Somadas, as capacitações alcançam 600 horas de aulas gratuitas disponibilizadas à população.
As novas capacitações estão disponíveis para pessoas com o 9º ano do Ensino Fundamental (a partir de 14 anos), Ensino Fundamental incompleto (a partir de 16 anos) e Ensino Médio completo e incompleto (a partir de 18 anos). Todos os cursos serão em formato presencial, com aulas na CMM, localizada na rua Padre Agostinho Caballero Martin, nº 850, bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus.
O Congresso Nacional se reúne na quarta-feira (26), ao meio-dia, para analisar uma pauta extensa com 26 vetos e projetos de lei, entres eles do Bolsa Família e do piso da Enfermagem. Contudo, a expectativa maior é sobre a leitura do requerimento que pede a instalação da CPMI para investigar as invasões ocorridas em 8 de janeiro, quando os prédios dos Três Poderes foram depredados.
A leitura do pedido da CPMI estava marcada para a última terça-feira (18), mas a sessão do Congresso acabou sendo adiada, o que gerou protestos de oposicionistas e até tentativa de obstrução de votações. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, garantiu que o pedido de abertura da comissão será lido durante a sessão da próxima quarta.
Neste dia 19 de abril, é a primeira vez que o Brasil celebra o “Dia dos Povos Indígenas”, em substituição ao “Dia do Índio”. Em julho do ano passado, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) revogou o Decreto-Lei nº. 5.540, 2 de junho de 1943, de Getúlio Vargas, que tratava da antiga nomenclatura.
Defensores da causa argumentam que a palavra “índio” é considerada problemática por ser um termo genérico e não considerar a diversidade dos povos indígenas. A alteração resgata o valor dos povos indígenas para a formação da sociedade brasileira.
De 26 a 28 de abril, o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz de Araújo, irá cumprir agenda em São Paulo, onde vai apresentar os investimentos do Amazonas nas áreas de sustentabilidade e cultura.
Na capital paulista, o titular da SEC terá a companhia da coordenação do Festival Amazonas de Ópera. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 12.
Nesta sexta-feira (14), uma audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), promoveu uma discussão sobre a segurança nas escolas por conta dos últimos acontecimentos envolvendo ameaças de ataques à unidades de ensino no estado e a ocorrência de um ato consumado por um aluno em uma escola particular na capital, deixando uma professora e dois estudantes feridos, fato ocorrido na última segunda-feira (10).
Com a presença da sociedade civil e instituições públicas, o encontro debateu as ações de segurança escolar, bem como novas soluções sobre o tema, para coibir ameaças e atos de violência nas escolas.
Um dos grandes assuntos que foi abordado durante a sessão, foi a importância do monitoramento dos pais e responsáveis com relação aos produtos que as crianças e adolescentes consomem por meio das mídias digitais, uma vez que, o uso das plataformas influenciam no comportamento do indivíduo seja em ambientes familiares ou escolares.
O evento foi organizado pela OAB-AM, com o apoio da Comissão de Segurança Privada, Comissão OAB Vai à Escola, da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente.
A presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Rosana Antony destacou a importância da participação das famílias na prevenção da violência na vida das crianças e dos adolescentes.
“A sociedade precisa como um todo se envolver nessa questão da violência dentro das escolas. Estamos diante de um problema de todos, não só do poder público. É um problema também da Ordem dos Advogados do Brasil, de todos nós enquanto pais, mães, tios, avós.”, disse.
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), defendeu as ações adotadas pelo governo federal após os ataques a uma escola em São Paulo e a uma creche em Blumenau (SC) e afirmou que uma solução para esse problema não será conseguida “da noite para o dia”.
Em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara nesta quarta-feira (12), ele apontou agravantes, como o crescimento do que chamou de “cultura do ódio” propagada pelas redes sociais, além de ressaltar a necessidade de controle dessas mensagens.
O governador Wilson Lima (União Brasil), e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, receberão a imprensa, nesta sexta-feira (14), para falar sobre a construção da Casa da Mulher Brasileira em Manaus. No ato, o governador também assina a liberação orçamentária de contrapartida, que se somará aos recursos do Governo Federal para a implantação do espaço.
A contrapartida do Estado vai garantir que os recursos federais disponibilizados sejam utilizados, após adequações no projeto, solicitadas pela Caixa Econômica Federal, foram atendidas. As tratativas para a implantação de uma unidade nesse modelo no Amazonas são feitas por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Chegou ao fim o mistério sobre o cargo a nível federal que o ex-deputado federal, Marcelo Ramos (PSD-AM), assumiria. O advogado e político vai assumir o gabinete de relações institucionais da Petrobras na capital federal. O mesmo fez o anúncio em uma rede social na tarde desta quinta-feira (13), após participar de uma reunião com o presidente da estatal, Jean Paul Prates (PT).
“Comunico que na próxima terça-feira assumo o gabinete de relações institucionais da Petrobras em Brasília. Mais um desafio que desempenharei com ética, trabalho e buscando entregar resultados para a empresa e para o país.”, disse. “Mais uma vez manifesto minha gratidão ao meu povo do Amazonas que me deu a oportunidade de ter um protagonismo nacional.”, acrescentou.
Marcelo Ramos não conseguiu se reeleger nas Eleições de 2022. Ele apoiou a candidatura de Luís Inácio Lula da Silva (PT) a presidente da República, e, desde fevereiro deste ano, já era cotado para assumir um cargo na Petrobras. O ex-deputado não teve indicação alguma para o primeiro escalão do governo federal, chegou a ser cotado para ser o número 2 do Ministério de Minas e Energia, porém, a indicação foi vetada. Após não se reeleger como deputado federal, Ramos passou a se dedicar à iniciativa privada.
Veja a publicação do ex-deputado