O deputado federal Fausto Júnior (União Brasil-AM) concedeu entrevista ao programa “Na Lata com Antônia Fontenelle”, nesta quarta-feira (28), e falou sobre seu primeiro projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados para a proibição de medidores aéreos de energia. Na ocasião, o parlamentar recebeu o apoio da apresentadora, que considerou a cobrança absurda aos consumidores.
O PL 373/2023 foi protocolado por Fausto nos primeiros dias da legislatura, mas ainda precisa da ajuda de outros parlamentares para análise e aprovação. O bate-papo está disponível no canal do Youtube de Fontenelle e, há quase 24 horas no ar, já conta com quase 7 mil visualizações – e contando.
A mansão que serviu de morada para o ex-governador Amazonino Mendes, morto em fevereiro deste ano, foi posta à venda por R$ 12 milhões. O imóvel, que de acordo com a imobiliária possui 8 mil metros quadrados e 700 metros de área construída, está localizado entre os rios Negro e Tarumã. Amazonino morou no local nos anos 90.
Nas imagens divulgadas é possível ver que a residência está abandonada, sem a devida manutenção. A descrição do anúncio diz que o imóvel tem rampa de embarque e desembarque, terraço com visão 360 graus, elevador e ampla área verdade ao redor.
PAÍS |
O coronel Alfredo Menezes (PL) informou através de suas redes sociais, na noite desta quarta-feira (29), que já chegou em Brasília, para os preparativos de recepção do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Menezes informou que nesta quinta-feira feira (30), logo pela manhã, o Brasil vai receber com todas as honras e homenagens o líder mais popular da história do país.
“Hoje em Brasília o dia foi assim: preparação para a chegada do nosso PRESIDENTE BOLSONARO!”, disse Menezes.
Foto: Reprodução/Rede Social
O prefeito de Manaus, David Almeida, pode estar de mudança para o PDT, após o Avante, sua atual sigla, não atingir atingir a cláusula de barreira no pleito do ano passado e por isso não terá direito a tempo de TV e nem a acesso a recursos do Fundo Partidário. De olho na reeleição em 2024, o chefe do Executivo teria iniciado conversas com a legenda que é comandada por Ciro Gomes e faz parte da base de apoio do presidente Lula (PT).
O movimento se deve ao fato do prefeito ter poucas opções, já que, atualmente, a maioria das siglas com representatividade no Amazonas já têm seus projetos para 2024. Até o início do ano, David projetava migrar para o Progressistas, sigla que estava sob comando do vice-prefeito Marcos Rotta, no entanto, o partido foi parar nas mãos de Rodrigo de Sá.
Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (29), o vereador Peixoto anunciou sua saída do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e agora está sem partido. O parlamentar de primeiro mandato, que foi eleito pelo antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC) – atual Agir, permaneceu na sigla por cerca de um ano e era o líder da legenda na Casa desde outubro de 2022.
A desfiliação de Peixoto foi motivada pela incorporação do Pros ao Solidariedade em fevereiro deste ano, após ambos não atingirem a chamada cláusula de barreira nas últimas eleições e, por isso, correrem o risco de perder acesso aos recursos públicos que financiam suas atividades. “Eu não faço parte do Solidariedade, eu tenho uma carta de anuência do Pros, que me dá autorização para que eu pudesse optar pela desfiliação”, disse o vereador.
Secretária Nacional de Mulheres do PT, a amazonense Anne Moura participou nesta terça-feira (28), em Brasília, do “Encontro das Parlamentares Petistas”, que contou com a presença de lideranças femininas da sigla, entre elas a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e as deputadas federais Erika Kokay (DF) e Maria do Rosário (RS). O tema do evento foi a violência política de gênero, além da preparação para as eleições 2024.
Também marcaram presença encontro feminino as ex-candidatas ao governo do Amazonas, Carol Braz (PDT) e Cristiane Baliero (PSB), que participaram de ação conjunta com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para falar sobre a Casa da Mulher Brasileira (CMB) no Estado.
Defensores públicos do Amazonas se irritaram com o ato político promovido em frente ao órgão pelo ex-vice-governador do Estado Carlos Almeida Filho (2019-2022), durante manifestação de moradores retirados da invasão Monte Horebe. Em um grupo de servidores, uma defensora chegou a dizer que o político ficou quatro anos no Executivo e “não moveu uma palha” para solucionar o caso.
“Agora que não tem poder nenhum fica fazendo fuzuê, atrapalhando o andamento dos serviços da instituição (…) nos últimos anos que ficou na vice governança, estava pianinho as pessoas até perguntavam se ele estava asilado em algum país. Retornou com esse tipo barato de fazer política”, escreveu a servidora, pedindo providências da Corregedoria. Nesta terça-feira (28), centenas de moradores da comunidade, retirados da área em 2020, foram convocados pelo ex-vice-governador para participarem de uma reunião. O ato gerou tumulto na sede da instituição e o defensor público em questão aproveitou o momento discursar em um palco improvisado.
Com Rodrigo de Sá, o Progressistas deve ser o refúgio da direita no Amazonas nas próximas eleições. O diretor-presidente do Detran-AM e delegado de carreira assumiu o comando do partido no último sábado (25) e deve transformar a sigla em mais uma opção partidária para os direitistas do Estado.
Candidato à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pelo PL em 2022 e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Sá recebeu durante a solenidade de posse da presidência do PP o prestígio da deputada estadual Débora Menezes e do pai dela, o ex-candidato a senador Coronel Menezes, aliados de primeira ordem do ex-mandatário da Nação.
Pensando em concorrer às eleições para o comando da prefeitura de Manaus em 2024, a defensora pública Carol Braz vai trocar o PDT pelo MDB. Após intensificar as conversas junto ao senador emedebista Eduardo Braga para a mudança de legenda partidária, o anúncio oficial deve ser feito em cerimônia nos próximos dias, que contará com a presença do parlamentar.
Em 2022, candidata ao governo do Amazonas, a defensora pública foi a 5ª colocada no primeiro turno, obtendo pouco mais de 87 mil votos. Fora da disputa, Braz declarou apoio a Braga no segundo turno do pleito.
O edital para formulação da lista sêxtupla que será lançado em abril, para concorrer a vaga de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF – 1) indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já possui favorito.
O nome do ex-deputado federal, ex-vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD), já circula com grande força nos bastidores da OAB, e caso consiga o cargo, Marcelo Ramos será o segundo amazonense a compor a cúpula do TRF-1.