Manaus | AM
O senador Plínio Valério (PSDB) informou, na noite desta quarta-feira (30), que está cobrando do Senado Federal a análise dos pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por meio de uma vídeo, ele abordou o assunto.
“O Supremo Tribunal Federal não é o Olimpo. Os ministros do Supremo não semi-deuses que podem. podem muito, mas não podem tudo. E a prova disso é que nós, senadores, podemos cassá-los. Chegou a hora, presidente. Essa é a nossa hora de mostrar ao Brasil que o Senado corresponde á sua expectativa”, declarou.
Veja vídeo:
Manaus | AM
O governador Wilson Lima (UB) usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (30), para comemorar a aprovação do secretário de Articulação de seu governo, Luís Fabian Pereira Barbosa, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).
“É com muita felicidade que recebo a notícia que o nome do nosso secretário Luís Fabian foi aprovado pela ALEAM, por unanimidade, para assumir a vaga do conselheiro Júlio Cabral no TCE-AM. Fabian tem todos os requisitos para o cargo e tenho certeza que o honrará. Sucesso!”, escreveu Lima.
Manaus – AM
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), afirmou nesta quarta-feira (30), que o plenário da Casa é um “ambiente inviolável” e que, por isso, a Polícia Federal não tem autorização para cumprir ordens judiciais no espaço.
Ramos deu uma rápida entrevista nesta quarta sobre a resistência do deputado Daniel Silveira (União-RJ) em cumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A lista inclui a retomada do monitoramento por tornozeleira eletrônica.
“A posição da Mesa da Câmara é a posição emitida pelo presidente Arthur Lira e ela parte de duas premissas: a primeira premissa é que o plenário da Câmara dos Deputados é o ambiente inviolável do sistema democrático e portanto nenhuma decisão judicial será cumprida dentro do espaço do plenário da Câmara dos Deputados“, afirmou Ramos.
Silveira argumenta que a medida prejudica o pleno exercício do seu mandato e, por isso, só pode ser cumprida se o plenário da Câmara votar e autorizar a decisão.
Manaus | AM | Agência Senado
O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, depõe nesta quinta-feira (31) na Comissão de Educação (CE). Ele deve prestar informações sobre denúncias de favorecimento no repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em áudios divulgados pela imprensa, Ribeiro afirma priorizar municípios administrados por prefeitos vinculados a pastores evangélicos, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). O depoimento foi sugerido pelos senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Manaus | AM | Agência Brasil
O secretário-geral das Nações Unidas, António Gueterres, condenou os “recentes ataques terroristas” em Israel, que causaram 11 mortos, e pediu o fim imediato da violência.
“Atos de violência nunca podem ser justificados e devem ser condenados por todos”, disse Guterres em comunicado. Cinco pessoas foram mortas nesta terça-feira (29), em um subúrbio de Tel Aviv.
O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, condenou o ataque, atribuído a um palestino da Cisjordânia, segundo os veículos de comunicação israelenses.
O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, disse que o país é alvo de “uma onda de terrorismo árabe”. Ele assegurou que vai combater os ataques “com perseverança, teimosia e mão de ferro”.
Manaus | AM | Agência Brasil
O Ministério da Educação tem, a partir desta quarta-feira (30), um novo ministro. Quem assume a pasta é o engenheiro de redes de comunicação formado pela Universidade de Brasília (UnB), Victor Godoy que, durante a gestão de Milton Ribeiro, ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta.
A mudança ocorre após a abertura de uma investigação contra Ribeiro, suspeito de favorecer prefeituras na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo dois pastores como intermediários. O caso levou Ribeiro a pedir exoneração do cargo, no último dia 28.
A nomeação do novo ministro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira..
Manaus | AM | Agência STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal (PF) que ouça, no prazo de 15 dias, o ex-deputado federal Roberto Jefferson sobre fatos que caracterizariam desrespeito à decisão que o afastou da presidência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Na mesma decisão, o ministro afastou o deputado estadual no Rio de Janeiro, Marcus Vinícius Neskau, da presidência da legenda por 180 dias. Segundo integrantes da legenda, Jefferson mantém interlocutores no PTB e, informalmente, continua a presidi-lo, utilizando-se de bilhetes e comunicados.
Manaus | AM
Um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e uma liderança indígena, que não tiveram a identidade divulgada, foram presos nesta segunda-feira (28), pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Onipresente.
A ação foi deflagrada para combater crimes ambientais em terras indígenas de Mato Grosso. O cacique recebia 20% do ouro extraído no local em troca de ‘liberar’ as atividades na área.
Durante a investigação, foi descoberto a atuação de um servidor da Funai, que passava as informações sobre operações policiais aos garimpeiros.
Em paralelo, toda a atividade ilegal era realizada com autorização da liderança indígena, que recebia dinheiro dos madeireiros e garimpeiros.
Manaus-AM | Alessandra Campêlo distribuiu na tarde desta terça-feira (29), 300 mil absorventes higiênicos da primeira etapa do programa Dignidade Menstrual, que envolve as secretarias de Assistência Social (Seas) e de Educação e Desporto do Governo do Amazonas. O lançamento acontece a partir das 14h, no Ceti Zilda Neumann Arns, na Comunidade Jesus Me Deu, zona norte da capital.
A primeira fase do programa Dignidade Menstrual começa com a distribuição dos 300 mil absorventes doados pela Procter & Gamble (P&G) na campanha nacional Always #MeninaAjudaMenina nas escolas estaduais. No evento desta terça-feira, está prevista a entrega de parte da carga doada à Seas para as sete coordenadorias da Secretaria de Educação na capital.
A etapa seguinte contemplará as coordenadorias do interior. As beneficiárias do programa serão as estudantes com dificuldade de comprar os absorventes, devido a questões socioeconômicas (extrema pobreza, pobreza e baixa renda).
Foto: Arthur Castro/Semcom
Manaus | AM
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), apresenta, às 18h30, desta terça-feira (29), os pré-candidatos a deputado federal do União Brasil no Amazonas. O evento ocorrerá no Salão Rio Negro do Hotel Intercity, localizado na Rua Marciano Armond, bairro Adrianópolis.
No último sábado (26), o governador Wilson Lima e o ex-deputado federal Pauderney Avelino comandaram um grande ato de filiação do Partido que contou com as principais autoridades do Estado, tendo o apoio de mais de 40 prefeitos.