Vereadores reforçam necessidade de armar Guarda Municipal para coibir atos de vandalismo

Manaus-AM –  Os recentes ataques de vandalismo na capital amazonense no fim de semana, foi o tema central dos discursos dos vereadores durante o grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O tema foi aberto pelo presidente da Comissão de Segurança do parlamento, vereador capitão Carpê Andrade (Republicanos) que classificou as ações criminosas como um tapa na cara da segurança pública.

“Nem as instituições de saúde foram poupadas pelos criminosos que atearam fogo em uma ambulância do Samu e em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pra se ter uma ideia, a Cruz Vermelha, que atua em zonas de guerra, não é atacada, é respeitada, e aqui o que vimos foi uma afronta aos nossos profissionais de saúde”.

O parlamentar ainda relatou sobre a ameaça que recebeu enquanto estava nas ruas durante o domingo e lembrou que quando se formou policial fez, assim como os outros, a promessa de proteger e servir. “Quando me tornei policial eu prometi que iria proteger a população mesmo colocando minha vida em risco e assim o farei”, afirmou.

O vereador William Alemão (Cidadania) pediu ao governo do Estado que faça um concurso público da Polícia Militar, pois Manaus precisa de mais policiais nas ruas. “Essa situação serviu para mostrar o quanto é necessário este concurso público, o efetivo é pouco e precisamos que o governo faça este processo”.

Para o vereador Sassá da Construção Civil (PT) armar a Guarda Municipal será um grande avanço para a segurança da cidade, a mensagem deve ser enviada até quinta-feira para votação na CMM. “Eu defendo que o armamento de nossa guarda municipal, sou defensor disso há muito tempo e parabenizo o prefeito por entender a importância disso”.

O vereador Daniel Vasconcelos também defendeu a guarda armada, que para ele é fundamental para garantir a integridade de prédios públicos e do cidadão. “É importante sim, esses profissionais precisam estar equipados. Já vi muitas situações onde eles têm que defender estes espaços apenas com cacetetes e isso precisa ser revisto”, afirmou.

Para o vereador Antônio Peixoto (PTC), é preciso que a população precisa colaborar com as ações policiais que estão acontecendo para coibir os atos criminosos. “Assim como a população deu publicidade aos atos criminosos que houveram na cidade, é preciso que colaborem com as investigações e denunciem qualquer ato suspeito, porque só assim vamos chegar até os envolvidos neste vandalismo que ocorreu em Manaus”, afirmou.

 

*Com informações da assessoria de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto que reestrutura Conselho Municipal do Fundeb é deliberado na CMM

Rodrigo Guedes faz nova denúncia de falta de água em bairros de Manaus no fim de semana

Joana Darc acompanha mutirão de vacina e solicita ao governador início da imunização acima de 30 anos