Vereador quer tornar oficial o termo ‘manauara’ para quem nasce na capital do AM

O vereador Elan Alencar alega que, após consulta pública na internet, a maioria dos internautas prefere o termo 'manauara'

Manaus | AM

O vereador Elan Alencar (Pros) apresentou um Projeto de Lei (PL) que visa tornar oficial o termo ‘manauara’ para quem nasce na capital do Amazonas. Segundo o parlamentar, a ideia surgiu após uma discussão de internautas nas redes sociais.

“Estava acontecendo uma grande confusão entre o que é correto e o que não é. Se era manauara ou manauense. A grande maioria preferiu manauara”, disse o vereador ao site O PODER.

O presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga, defende no livro ‘Manaus Notícia Histórica 1669-2019’, que os nascidos na cidade de Manaus devem ser nomeados como manauenses.

Segundo Braga, uma distorção tem levado ao uso da expressão manauara, que é imprópria e irregular, mas de certa forma tem uso comum, sendo considerado regular por alguns estudiosos.

Ainda conforme Robério Braga, manauense é uso comum do povo e os estudiosos da língua portuguesa Antenor Nascentes e Valmiro Rodrigues Vital a consideram como correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conselho Nacional de Secretários de Administração debate reforma administrativa e modelos de governança

Roberto Cidade aciona o Dnit para recuperar trecho da BR-319 que rompeu

Ministro Barroso reitera proibição de entrada em terras indígenas de povos isolados, inclusive de missões religiosas