AO VIVO
Legislativo - 23 de junho de 2021
Foto:

Projeto de Lei proposto pelo Executivo visa regular o transporte nos rios do Amazonas

Manaus-AM- O Projeto de Lei nº44/2020, que dispõe sobre a regulamentação do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas no Amazonas, apresentado pelo Governo do Estado, por meio Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), foi discutido em audiência pública, realizada na terça-feira (22/06), pela Comissão de Transportes Trânsito […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM- O Projeto de Lei nº44/2020, que dispõe sobre a regulamentação do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas no Amazonas, apresentado pelo Governo do Estado, por meio Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), foi discutido em audiência pública, realizada na terça-feira (22/06), pela Comissão de Transportes Trânsito e Mobilidade Urbana, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O debate contou com a presença de representantes da Arsepam, Casa Civil, Câmara Federal, Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Banco da Amazônia (Basa), de usuários e associações de operadores, além de vereadores dos municípios de Maraã, Itacoatiara e Manicoré.

A audiência proposta pelo presidente da comissão, Deputado Estadual Felipe Souza, teve como objetivo a apresentação de propostas de normatização e regulamentação do Sistema Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros, dentre outros parâmetros fundamentais para o funcionamento eficaz desse modal, como a garantia dos direitos a qualidade na prestação dos serviços. Algumas contribuições ao PL, relacionadas às peculiaridades municipais, aos operadores de turismo e às embarcações de curto trajeto foram apresentadas, inclusive às relacionadas à fiscalização dos transportes clandestinos realizados por pessoas inabilitadas, o que pode ser minimizado com a fiscalização também proposta.

O deputado federal Capitão Alberto Neto, comentou sobre a relevância do evento, “essa audiência pública é de muita importância. Um setor de transporte que não é regulamentado não tem amparo jurídico, o que dificulta trazer investimento. A regulamentação é necessária e ela tem pressa! O povo do Amazonas tem pressa”.

O Diretor-presidente da Arsepam, João Rufino, também destacou o propósito do debate: “o Amazonas é um estado onde o transporte é primordialmente realizado pelo modal fluvial. Regulamentar é colaborar para que haja inclusive segurança jurídica aos operadores, aos atos de regulação e fiscalização, além da qualidade da prestação desse serviço, do início ao fim dos trajetos. O objetivo desse momento é receber essas inferências, manifestações, sugestões, para que todos possamos, ainda dentro do processo legislativo, tornar o serviço melhor.”

O deputado Adjuto Afonso reforçou a fala do diretor-presidente, “hoje estamos discutindo, talvez um dos assuntos mais importantes do ano nesta Casa. Vamos discutir o que é melhor, no que tange à segurança e às linhas concedentes. Esta proposta do Governo do Estado já passou por algumas comissões, mas precisamos ouvir quem realmente lida com esse modal”, disse.

Também participaram da audiência: Deputado Sinésio Campos, deputado federal Capitão Alberto Neto, Paulo Roberto-Capitão de Mar e Guerra, representando o vice-presidente Ralf Dias, do 9º Distrito Naval; Presidente da AmazonasTur, Sergio Litaiff Filho, e Mário Henrique Caetano, representante do BASA, além de representantes de municípios do interior, setores de navegação, armadores, sociedade civil organizada, entre outros.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas