AO VIVO
Legislativo - 23 de novembro de 2021
Foto:

Plínio Valério elogia escolha do tema da redação do ENEM e diz que já defendeu o tema na tribuna do senado

Para o senador, há uma hipocrisia por parte de organizações e militantes que atuam no Amazonas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

BRASÍLIA – Neste domingo (21), os 2,3 milhões de estudantes que prestaram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 tiveram que desenvolver a redação com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O tema da prova é recorrente nos discursos do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que já denunciou na tribuna do Senado as crianças sem registro de nascimento no Amazonas e são invisíveis para o estado por não terem documentação.

“Muito oportuno esse tema abordado na redação do Enem 2021. Traz luz para essa realidade que o Brasil precisa se atentar e que sempre abordamos no Senado. O registro civil garante o acesso à saúde, à cidadania, à escola, à vacina e a todas as políticas públicas. Não desenvolveremos enquanto nação enquanto brasileiros não tiverem o básico para o acesso à cidadania e forem excluídos dos olhos do Estado por não terem documentação”, destacou Plínio Valério. “No Amazonas, eu lamento dizer isso, há crianças sem registro de nascimento. Recentemente, na comunidade de Cabari, no Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, foram identificadas 55 crianças que não tinham registro de nascimento. Não são conhecidas, não vivem”, lamentou o senador.

Para o senador, há uma hipocrisia por parte de organizações e militantes que atuam no Amazonas que se dizem preocupados com a floresta e fecham os olhos para a fome, a miséria e ausência de direitos básicos.

Além da falta de registros de crianças, o senador também já chamou atenção para os 9 milhões de brasileiros da Amazônia que não têm renda para a cesta básica, a mortalidade infantil e a falta de acesso à saúde básica para mulheres. “E isso eles não enxergam. Eles enxergam uma Amazônia bonita, verde e preservada. Embaixo dela, existe um povo. E é, em nome desse povo, que eu registro o meu protesto contra essa hipocrisia, contra esses cretinos”, afirmou Plínio Valério.

“Quando eu venho a esta tribuna, eu acho que é a única vez em que o meu tom se eleva, porque não há como não relembrar a hipocrisia que cerca, que permeia o tema Amazônia. Os artistas celebrando a preservação, querendo plantar árvores; os dirigentes internacionais querendo dar dinheiro para comunidades, o Fundo Amazônia enganando a população, e no Amazonas há crianças sem registro de nascimento e morrem antes de completar um ano”, disse o senador.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas