AO VIVO
Legislativo - 11 de maio de 2021
Foto:

Plano de vacinação do governo federal é mais lento na Amazônia, afirma José Ricardo

O deputado federal José Ricardo acredita que o Brasil dificilmente atingirá a meta de vacinar toda a população até o final do ano, por conta da pouca oferta de doses da vacina.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Após audiência pública realizada nesta segunda-feira (10), o deputado federal pelo Amazonas, José Ricardo (PT), afirmou que o atual plano de vacinação adotado pelo governo federal torna o processo de imunização ainda mais lento para a Região Amazônica. O parlamentar acredita que o Brasil dificilmente atingirá a meta de vacinar toda a população até o final do ano, por conta da pouca oferta de doses da vacina.

O debate foi proposto pelo parlamentar, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra), que discutiu sobre a política de enfrentamento à pandemia da Covid-19 na Amazônia e a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a região.

Participaram da audiência representantes de órgãos que atuam no enfrentamento da pandemia, no qual apresentaram dados e ações realizadas, até o momento, na Amazônia. Segundo o deputado, a reunião tinha exatamente o objetivo de saber, por parte do governo Federal, o andamento das medidas de prevenção na região.

“O que acontece é que tudo é muito lento, e sempre as justificativas das dificuldades que existem em relação à Amazônia. Na verdade, o ritmo da vacinação, pelo visto, vai continuar lento, porque a previsão que eles têm é que, no Brasil, 80 milhões de pessoas, que seria o público alvo, vai receber a primeira dose até final de julho. E eles esperam conseguir as doses para poder, até o final do ano, vacinar todo mundo. Mas eu tô achando que isso vai ser muito difícil, mais difícil ainda para a Amazônia”, afirmou.

José Ricardo destacou que há um problema muito grande quanto à cobertura da Atenção Básica na região, que ainda é considerada muito baixa, o que pode ter contribuído com o alto número de casos registrados. “O número de leitos nos hospitais que nós temos nos estados da Amazônia é muito baixo, e há, ainda, a falta de profissionais, de médicos que se fixem principalmente no interior”, acrescentou.

O parlamentar falou, também, sobre a necessidade de investir em UTIs no interior dos estados da Amazônia. Ele citou como exemplo o Amazonas, onde, de acordo com o deputado, nenhum dos municípios do interior têm UTI.

“Não há recursos para manter UTIs ou para fazer investimentos para emergencialmente ter UTI depois da pandemia. O que foi informado é que, agora, se o Estado quiser implantar uma UTI, tem recurso para ajudar na manutenção. Depois da pandemia, não tem mais. Portanto, depois da pandemia, vai continuar tudo ou vai piorar em relação ao que era antes da pandemia, na Amazônia”, finalizou.

Dados

A Amazônia brasileira registrou, até 1º de maio deste ano, mais de 2 milhões de casos de Covid-19, com mais de 54 mil vítimas fatais.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas