Nejmi Aziz propõe a implantação da carteira de identidade digital no Amazonas

Atualmente os registros de identificação civil e de identificação criminal são desenvolvidos de forma manual no Amazonas

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Com intuito de atender as demandas da atual tecnologia de identificação civil e criminal, a deputada Nejmi Aziz (PSD) protocolou requerimento na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), nesta terça-feira (6), que pede ao Governo do Estado que viabilize a implantação da carteira de identidade digital, com registro biométrico e facial, que beneficiará diretamente a Segurança Pública e a população do Estado do Amazonas.

Atualmente os registros de identificação civil e de identificação criminal são desenvolvidos de forma manual no Amazonas. Para a deputada, a tecnologia de identificação avançou exponencialmente e “a emissão de carteira de identidade por biometria, no Amazonas, poderá resultar em processos automatizados e informatizados, e também vão possibilitar a coleta e o armazenamento de dados em meio digital”, destacou.

A proposta da deputada possibilitará o Amazonas a atender o Decreto Federal n. 9278, de 5 de fevereiro de 2018, que regulamenta os procedimentos e os requisitos obrigatórios para a emissão da Carteira de Identidade (CI) por órgão de identificação, o qual ainda não foi adotado pelo Estado, principalmente por falta de tecnologia adequada.

“Avaliei que a partir da implantação da automatização, a prestação de serviços de identificação civil e criminal será autossuficiente, sem ônus para o Estado do Amazonas, passando, inclusive, a representar fonte de receita, com a estimativa de geração de recursos já no primeiro ano de serviços”, ressaltou Nejmi.

Ainda segundo os dados do projeto apresentado pela deputada, são consideradas estimativas de lucro com a cobrança pela emissão de novas carteiras de identidade a partir da segunda via. “Serão notórios os benefícios financeiros para o Estado a partir da modernização do processo de emissão da carteira de identidade digital. A biometria também vai permitir a imediata identificação de suspeitos de crimes”, finalizou Nejmi.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, apresenta PL que permite empresas comprarem vacinas no AM

Vereadora Thaysa Lippy defende diagnóstico precoce para pessoas com Espectro Autista

Deputada Joana Darc conseguiu em uma semana beneficiar mais de 2 mil animais comunitários