AO VIVO
Legislativo - 29 de abril de 2021
Foto:

Ministério da Economia barra expansão da LG na Zona Franca; bancada federal vai recorrer da decisão

A decisão de ‘barrar’ a LG foi tomada durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada nesta quarta-feira (28)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) e o senador Plínio Valério (PSDB-AM), comentaram a decisão do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Costa, que, segundo eles, rejeitou “na marra” o projeto de expansão da LG, que pretendia investir R$ 160 milhões na Zona Franca de Manaus (ZFM), com a expansão de suas atividades.

A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada nesta quarta-feira (28). A Sepec faz parte do Ministério da Economia (ME). Segundo os parlamentares, Carlos Costa estava na reunião do CAS representando o ministro do ME, Paulo Guedes.

O deputado Marcelo Ramos considerou a atitude como algo sem precedentes e altamente prejudicial aos interesses da Zona Franca de Manaus, à economia do Estado e aos empregos dos amazonenses.

“O secretário, que nessa reunião representava o ministro da Economia, Paulo Guedes, simplesmente retirou, na marra, o projeto técnico-econômico em que a LG pedia autorização do conselho para produzir, na sua planta de Manaus, microcomputadores e monitores de vídeo. Essa decisão unilateral do secretário contraria o parecer prévio pela aprovação dos técnicos da Suframa e também o parecer da reunião prévia do conselho de administração da Suframa”, disse.

Além de impedir o aumento da produção, Ramos disse que a decisão também reprime o investimento de R$ 160 milhões em pesquisa e desenvolvimento, na qualificação de mão de obra e na geração de novos empregos e desenvolvimento da região.

“Nós não vamos aceitar esse tipo de provocação com a Zona Franca de Manaus. Todos os outros conselheiros manifestaram-se pela aprovação do projeto, e o sr. Carlos Costa retirou na marra, como se não existisse o povo do Amazonas, como se não existisse os interesses dos empregos pros nossos amazonenses, no período de pandemia e de tanto sofrimento. Nós exigimos que o secretário, agora, aprove o projeto ad referendum da próxima reunião do conselho. Porque o Amazonas não pode esperar mais nem um dia pra ter esses investimentos”, comentou.

O senador Plínio Valério também manifestou-se contra a decisão do secretário Carlos Costa. O parlamentar afirmou que o titular da pasta simplesmente retirou o projeto da pauta, pois percebeu que o mesmo seria aprovado.

“Já estava tudo com parecer aprovado. Retirou na marra. Isso é contra a lei, uma truculência. É inadmissível. Das duas, uma: ou o sr. Carlos Costa, que representava o ministro da Economia, odeia a Zona Franca, e por isso é contra os amazonenses; ou está a serviço do governo de São Paulo e da Samsung, que não quer que a LG traga a sua fábrica de São Paulo para cá”, denunciou.

Valério ressaltou que está a serviço do povo do Amazonas e que fará o que for possível para reverter a decisão, para que o projeto da LG seja liberado. “Eu quero dizer a ele, ao ministro Paulo Guedes, ao seu xerimbabo, que nós do Amazonas não tememos. E se eles estão a serviço da Samsung, nós estamos a serviço do Amazonas. E faremos o que for possível para reverter, para que ele libere esse projeto o quanto antes. Se ele é truculento, nós vamos mostrar o que nós representamos para o Amazonas”, finalizou.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas