Marcelo Serafim alerta sobre propagação da Covid-19 e aumento de casos em janeiro

Marcelo Serafim alerta que a pandemia ainda não acabou e que o vírus continua circulando e contaminando as pessoas

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus, vereador Marcelo Serafim, divulgou um vídeo nas redes sociais alertando a população sobre a importância de redobrar os cuidados preventivos com relação ao coronavírus para evitar o aumento no número de mortes pela doença, principalmente durante as comemorações de fim de ano.

“Peço que todos tenham consciência e responsabilidade não só com a sua própria saúde como também com os outros. Evitem festas, mesmo as reuniões familiares, não se arrisquem, se preservem agora, para poder curtir a sua família no futuro”, disse.

O parlamentar alerta que a pandemia ainda não acabou e que o vírus continua circulando e contaminando as pessoas. Segundo ele, o mês de janeiro de 2021 será o terceiro mês com o maior número de mortes causadas pelo coronavírus.

“Nós já estamos vivendo hoje um período complicado, com aumento no número de mortes diárias, cuja média normal é de 28 a 30, e hoje nós estamos com a média de 45 óbitos por dia, e se não houver essa consciência coletiva, em janeiro será bem pior, com previsão de 300 a 350 mortes, causadas pelo coronavírus”, relata.

Marcelo Serafim também destaca que 73% das mortes relacionadas ao coronavírus é de pessoas com idade acima dos 60 anos, mas alerta que a maior parte das infecções ocorre entre pessoas com idade entre 20 e 40 anos. “Isso quer dizer que as pessoas mais jovens estão saindo, indo a festas, barzinho, se contaminado e levando o vírus pra casa, para os pais, avós e são estes que estão morrendo”, afirma.

Marcelo Serafim é farmacêutico-bioquímico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e mestre em saúde, sociedade e endemias da Amazônia, pela Fiocruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Covid-19: liminar garante imunização de adolescentes por estados, municípios e DF

Deputados comentam discurso de Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU

David Reis publica suspensão do edital de construção do 'puxadinho' por determinação da Justiça