AO VIVO
Legislativo - 28 de junho de 2021
Foto:

Deputados federais do AM divergem sobre PEC do voto impresso

Os deputados Silas Câmara, Sidney Leite, Bosco Saraiva e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos divergem sobre a PEC do voto impresso

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Os deputados federais do Amazonas Silas Câmara (Republicanos), Sidney Leite (PSD), Bosco Saraiva (Solidariedade) e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), divergem sobre Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso nas próximas eleições. Nesta segunda-feira (28), a comissão especial criada, em Brasília, reúne-se para apresentação do parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR).

Para o deputado Marcelo Ramos, a proposta é uma “solução” para um problema que não existe. “Não há absolutamente nenhum indício sério de fraude nas urnas. Parece-me muito mais uma narrativa de quem tá com medo de perder a eleição. Acho que a impressão do voto vai dar justificativa para quem quer ‘melar’ a eleição”, disse Ramos.

Segundo o vice-presidente da Câmara, “imagine um candidato percebendo que vai perder e mandando seus eleitores indo pras urnas dizendo que estão digitando uma coisa e está imprimindo outra?”. “Como o voto é secreto, se o cidadão digitar 13, mas falar que digitou 17 e imprimiu 13, quem vai poder averiguar o que ele realmente digitou?”, questionou.

De acordo com o deputado Sidney Leite, o processo eleitoral vigente hoje no Brasil, foi amadurecido e nós estamos fazendo esse exercício há 20 anos. Segundo ele, o País tinha um processo eleitoral extremamente frágil, cheio de corrupção e que, sem dúvida nenhuma, não refletia o voto real do eleitor.

“Nós precisamos consolidar o nosso processo democrático. Não podemos ter debates e discussões em cima de suposições. Entendo que precisa haver fatos para que possamos avançar nessa direção. Particularmente, sou contrário à impressão do voto, e que o sigilo do voto possa ser violado”, frisou Leite.

Segurança e transparência

O parlamentar Bosco Saraiva afirmou para o site O PODER que é a favor de toda e qualquer ação que deixe o voto eletrônico mais seguro e transparente. “Neste particular, nosso partido Solidariedade deverá ainda finalizar discussão e fechar questão”, explicou o deputado amazonense.

Sem problemas

Conforme o deputado Silas Câmara, não existe problema em a sociedade ter voto impresso e auditável. “Não vejo nisso nenhum perigo para democracia, para o sigilo do voto. Ao contrário, acho que é um passo a mais na comprovação de que a gente não vai ter nenhum tipo de discussão sobre a legalidade eleitoral, e do seu resultado”, concluiu o parlamentar.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas