AO VIVO
Legislativo - 26 de setembro de 2021
Foto:

Comasa cobra Águas de Manaus posicionamento sobre taxa de esgoto e tarifa social

Para o diretor da Águas de Manaus, a reunião foi produtiva e ajuda a prestar esclarecimentos sobre o que a população tem questionado.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus|AM

A Comissão de Água e Saneamento (COMASA) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou nesta quarta-feira (23/9) uma Reunião Ordinária com a concessionária Águas de Manaus para discutir a cobrança da taxa de tratamento de esgoto e tarifa social nas contas de água da população manauara. Atualmente a cobrança de esgoto na cidade equivale a 100% do valor cobrado sobre o serviço de abastecimento de água tratada.

Os convidados para a reunião foram, o diretor presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, o diretor executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, o superintendente da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), Arone Bentes e o diretor presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho.

Os vereadores questionaram os representantes da concessionária de água sobre o alto valor cobrado da taxa de tratamento de esgoto, tendo em vista, que o serviço esta disponível em pouco mais de 60 localidades, entre conjuntos, condomínios e bairros de Manaus, representado um percentual de 26% de cobertura. Ao final da reunião ficou acerto que será feito um TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) para que a empresa concessionária de Água cumpra e melhore seus serviços à população.

Outro assunto discutido foi o desconto da Tarifa Social, benefício voltado para famílias de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade. De acordo com a empresa de água, ela vai ampliar o acesso à Tarifa Social Manauara, alcançando 400 mil pessoas.

O presidente da COMASA, o vereador Sandro Maia (Democratas), disse que a reunião serviu para alinhar as demandas e para agendar futuras reuniões abertas ao público. “Vamos ter uma audiência pública, com os vereadores, levar para a sociedade, sobre o acordo encaminhado para as agências reguladoras para a diminuição da taxa de esgoto e criar grupo de trabalho para cuidar dos assuntos de saneamento da cidade de Manaus”, disse o presidente.

Para o diretor da Águas de Manaus, a reunião foi produtiva e ajuda a prestar esclarecimentos sobre o que a população tem questionado e procurado a Casa Legislativa. “Parabenizo a Câmara, em primeiro lugar a comissão, trazendo através do diálogo chegar a soluções efetivas que possam melhorar a vida da população, pois precisamos avançar muito no saneamento, mas com o diálogo, ele fortalece esses avanços”, disse.

Todas a demandas pautadas, sobre esgoto, taxas e obras foram abordados e discutidas, lavando em consideração a real necessidade da população de baixa renda, pois a pessoas precisam de mais informações referentes aos gastos de água para futuramente fazer que o serviço de água e esgoto melhorem na cidade de Manaus.

A mesa contou com a presença dos integrantes da COMASA, o presidente da comissão, o vereador Sandro Maia (Democratas), o vice-presidente, Eduardo Alfaia (PMN), e os demais vereadores, Thaysa Lippy (PP), Márcio Tavares (Republicanos), Peixoto (PTC), Diego Afonso (PSL), Rodrigo Guedes (PSC) e os vereadores Bessa (Solidariedade) e Sassá da Construção Civil (PT).

Fonte: CMM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

30/08
11:53

IMPUGNAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral solicitou a impugnação das candidaturas do Partido Liberal (PL) em Itamarati para as eleições de 2024, alegando descumprimento da cota de gênero de 30% para mulheres, conforme a Lei nº 9.504/97. O promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros destacou que a não conformidade pode invalidar todas as candidaturas proporcionais do partido. O caso está agora sob análise da Justiça Eleitoral.

30/08
11:51

PENALIDADE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) multou Francisco Jesus da Costa Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Envira, em mais de R$ 13,6 mil por irregularidades em 2022, incluindo a contratação de um pregoeiro fora do quadro de pessoal e licitações com indicação de marca. Silva tem 30 dias para pagar ou recorrer. A atual gestão deve corrigir essas práticas e seguir as normas de contratação e fiscalização.

30/08
11:50

VOTAÇÃO DIFERENCIADA

Onze municípios do Amazonas terão horário de votação diferenciado devido ao horário oficial de Brasília. A votação iniciará às 6h e encerrará às 15h, diferenciando-se em duas horas do horário oficial nacional, conforme o artigo 231 da Resolução TSE nº 23.736/2024. Os municípios são Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

28/08
16:49

VOLTA AO MUNDO

Em 2024, o presidente Lula percorreu 65,6 mil km em viagens internacionais, o que corresponde a mais de uma volta e meia ao redor do mundo. Após uma visita a Santiago, no Chile, onde foi vaiado, ele acrescentou 5,2 mil km à sua quilometragem. Lula não visitou a Argentina desde a eleição de Javier Milei, mas concentrou-se em países vizinhos como Colômbia, Paraguai, Bolívia e Chile. A quilometragem não inclui a viagem da primeira-dama, Janja, a Paris para as Olimpíadas.

 

Ver mais >>

Programas