Capitão Carpê propõe contratação de psicólogos e assistentes sociais nas UBSs de Manaus

Manaus-AM- Foi apresentado na manhã desta terça-feira (29/6), durante a Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n° 314/2021, de autoria do vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de Psicologia e Serviço Social nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de Manaus.

O PL, que garante incluir atendimento psicológico e assistentes sociais através de contratação para as UBSs, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes.

Durante sua passagem como capitão lotado na 8° Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Carpê se deparou com inúmeros jovens tentando tirar a própria vida.  “Enquanto policial, deparei-me, com vários jovens que tentaram suicídio por achar que não havia mais jeito. Na condição de vereador, resgatei mais uma vida nas dependências da ponte do rio Negro, e todas essas situações me sensibilizam. Como agente público, não posso fechar os olhos e deixar tudo como está”, afirmou o parlamentar.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde (MS) divulgada em abril deste ano aponta que quase 30% dos brasileiros procuraram ajuda profissional por questões relacionadas à saúde mental entre agosto e outubro do ano passado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Em 2019, 124 pessoas se suicidaram no Amazonas, enquanto só no primeiro semestre de 2020, o número de suicídios no Estado passou de 60, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM).

Fontes não oficiais registraram que, desde inauguração da Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como ponte Rio Negro, em 2012 mais de 50 suicídios foram registrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretário de Segurança Pública pede afastamento do cargo para tratamento de saúde

Tribunal inaugura ‘Cejusc Família’ para atender as zonas Leste e Norte de Manaus

CPI retorna com depoimento do reverendo Amilton e espera dono da Precisa