Bastidores apontam Abdala Fraxe na Mesa Diretora da Aleam

As informações, apuradas pelo Site O PODER, apontam, porém, para uma incerteza sobre o cargo para o qual o parlamentar estará à caminho

MANAUS | AM

Uma das principais bases aliadas do prefeito de Manaus David Almeida (Avante), o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) estará na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), é o que apontam os bastidores da política. As informações, apuradas pelo Site O PODER, apontam, porém, para uma incerteza sobre o cargo para o qual o parlamentar estará à caminho.

Fraxe já havia confirmado apoio à reeleição de Roberto Cidade (União Brasil) como presidente da Casa e teve o nome cogitado em outras ocasiões. A principal indicação, conforme a apuração, é a de que o parlamentar vai estar ocupando a ala dianteira da Aleam, e o posto de 1ª vice-presidente da Mesa Diretora, o mais alto depois da presidência, é o mais cotado.

14 dep. abdala fraxe destaca liderança da capital no previne brasil e1654631735739
As informações, apuradas pelo Site O PODER, apontam, porém, para uma incerteza sobre o cargo para o qual o parlamentar estará à caminho (Divulgação)

Com laços que o fizeram ser considerado ‘homem de confiança’ do prefeito David Almeida, Abdala Fraxe também conquistou boa relação com o governador Wilson Lima (União Brasil). Suas características de pessoa apaziguadora e de quem busca união, virtudes, inclusive, defendidas por Cidade, podem ter sido consideradas quando a escolhe de 1º vice-presidente foi feita.

O que circula nos bastidores, todavia, é que o prefeito de Manaus tenta articular, com Abdala Fraxe, a mesma estratégia que o governador Wilson Lima fez com o vereador Caio André, que é a principal liderança da base do governo do Estado dentro da Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde tornou-se o presidente em dezembro de 2022.

Eleições da Mesa

Ao todo, são 10 cargos que estão sendo disputados: o de presidente; 1º vice-presidente;  2º vice-presidente; 3º vice-presidente; 1º secretário; 2º secretário; 3º secretário; secretário-geral; corregedor; ouvidor. As eleições que irão definir para vão onde os respectivos nomes, segundo o regimento interno da Aleam, acontece no próximo dia 1º de fevereiro, no mesmo ato de posse dos deputados estaduais eleitos em 2022.

Entre os cargos à disposição, o de presidente é o único com o nome já considerado como certo, por conta dos apoios já declarados em Roberto Cidade. A quantidade de deputados que anunciaram voto a favor da reeleição do parlamentar chegou ao total de 24, nesta terça-feira (24). Se reeleito, o político será aclamado para o biênio 2023-2024.

A reportagem do Site O Poder entrou em contato com o deputado estadual Abdala Fraxe e não obteve retorno até a publicação deste texto.

Veja também: Roberto Cidade consagra apoio unânime de deputados e deve ser aclamado presidente da Aleam

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.