Audiência pública na ALE-RR discute desenvolvimento industrial em Roraima

Promovido pela parlamentar Angela Águida Portella, o debate na ALE-RR reunirá representantes do setor, do Executivo e do Legislativo para trazer à tona os desafios e os estímulos necessários a fim de fortalecer o polo industrial vindouro

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai debater o desenvolvimento industrial do Estado, nesta terça-feira (30), a partir das 15h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

Promovido pela parlamentar Angela Águida Portella (PP), o debate reunirá representantes do setor, do Executivo e do Legislativo para trazer à tona os desafios e os estímulos necessários a fim de fortalecer o polo industrial vindouro, bem como serão esmiuçadas as ações realizadas pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento (Seplan).

“Na audiência, haverá uma prestação de contas por parte do planejamento do que já foi feito e resolvido. Ouviremos os representantes das empresas sobre as demandas, as necessidades, enfim, as empresas que estão sendo beneficiadas”, disse a parlamentar.

O papel central do parlamento na proposição e aprovação de leis e políticas públicas que estimulem a cadeia produtiva, também estará em pauta, conforme esclareceu a deputada. “Nós temos em Roraima um parque industrial, na BR-174, e estamos recebendo empresas de fora. Então, temos que nos organizar para recebê-las e nos atentarmos para o bom andamento das empresas que já estão aqui. Por isso, precisamos verificar se a legislação do nosso Estado está adequada e saber quais políticas públicas devem ser oferecidas”, disse Portella.

Essa também é a visão do titular da Seplan, Emerson Baú. Para ele, o Estado ainda tem que avançar, especialmente quanto à segurança energética e à infraestrutura, o que passa pelos trabalhos legislativos.

“Hoje, estamos resolvendo a questão energética, porque sem energia a indústria não funciona. Também precisamos avançar em termos de infraestrutura não só na capital, mas também no interior. Ainda destacamos as políticas de desenvolvimento com implementação de novas leis, a regularização das que já existiam e a atualização de várias normativas que possam facilitar o acesso dos empresários do setor industrial”, destacou.

Ao prestar esclarecimentos sobre os trabalhos da Seplan, o secretário espera aproximar a sociedade do processo de planejamento industrial. “Esse é um momento muito importante, em que o governo, em parceria com a federação das indústrias, irá apresentar aos parlamentares e à sociedade a política de desenvolvimento industrial que foi estabelecida e está sendo estruturada dentro do Roraima 2030 (plano do governo para desenvolver o Estado em 10 anos)”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Incra em Roraima vai gastar mais de R$ 1,3 milhão com empresa de engenharia

Amom Mandel solicita homenagem ao poeta Thiago de Mello na Câmara de Manaus

Produção de café no Amazonas cresce dez vezes em 4 anos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.