TCU abre apuração sobre denúncias de assédio sexual na Caixa

Tribunal atende a pedido do Ministério Público para investigar comportamento do ex-presidente Pedro Guimarães

Brasília | DF

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu apuração sobre as denúncias de assédio sexual que culminaram na demissão de Pedro Guimarães como presidente da Caixa Econômica Federal. Assim, o órgão atende a um pedido feito pelo subprocurador Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público de Contas.

Pelo menos cinco funcionárias da Caixa acusam Pedro Guimarães de assédio moral e sexual, como toques íntimos não autorizados e convites incompatíveis com a relação profissional. Diante das repercussões do caso, o economista pediu demissão, na quarta-feira 29.

O TCU manifesta que pretende “apurar as notícias de que o sr. Pedro Guimarães, no exercício da presidência da Caixa Econômica Federal, cometeu assédio sexual e moral contra empregadas e empregados daquela instituição financeira pública, o que, além de caracterizar prática criminosa, configura flagrante violação ao princípio administrativo da moralidade, previsto expressamente no caput do artigo 37 da Constituição”.

Investigação no MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) também investiga as denúncias de assédio na Caixa e, além de Pedro Guimarães, apura o envolvimento do ex-vice-presidente Celso Leonardo Barbosa. O executivo deixou o banco em razão das denúncias.

Na última semana, o MPT notificou e deu o prazo de dez dias para que tanto Guimarães como a Caixa se manifestem sobre as denúncias.

O órgão solicitou à Caixa a relação de denúncias apresentadas contra ambos os executivos. O MPT ainda questiona se as acusações chegaram a tramitar em canais de comunicação internos do banco e pergunta se, de alguma forma, as ações de Pedro Guimarães foram acobertadas.

Nova presidente

Depois do pedido de demissão de Pedro Guimarães, o governo federal confirmou Daniella Marques Consentino como a nova presidente da Caixa. Ex-funcionária do Ministério da Economia, a executiva assume oficialmente o posto em cerimônia marcada para terça-feira 5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.