TCE-AM tira do ar lista autenticada da Prefeitura com os nomes dos vacinados e só irá republicar na segunda às 9h

Manaus-AM | Por: Redação

Nesta sexta-feira (22), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), estendeu o prazo de entrega da lista nominal completa de todas as pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19 no Amazonas em 72h, para assim, atender o tempo necessário para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e o secretário estadual de Saúde, Marcellus Câmpelo, apresentarem de forma completa a listagem.

O primeiro pedido da lista foi pelo presidente do TCE-AM, Mario de Mello, na última quarta-feira (20). Atendendo ao pedido no presidente do tribunal, na quinta-feira (21), foi encaminhada a lista nominal de pessoas vacinadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA.

Por meio de ofício em resposta ao pedido do Tribunal, Shádia, além de entregar os nomes, disse ainda que informações dos vacinados estão sendo registradas manualmente e também inseridas manualmente, no sistema próprio desenvolvido pela SEMSA. Disse também que os registros seriam complementados, a listagem também seria complementada.

TCE-AM não reconhece lista de vacinados

Neste sábado (23), o Tribunal de Contas do Amazonas, emitiu uma nota onde não reconhece uma suposta lista que estaria sendo amplamente divulgada em grupos de WhatsApp e também nas redes sociais. Mas a lista que foi enviada na última quinta-feira (21), pela Secretária de Saúde de Manaus, Shádia, não foi divulgada, segundo o TCE, por não estar completa e sem dados requeridos pelo mesmo.

Nomes de empresário e esposa aparecem em lista de vacinados em Manaus

No sie do TCE, a verificação de Autenticidade ficou fora do ar neste sábado (23). Com a lista em atualização, o Tribunal, por medidas de transparência, deveria expor o documento que foi autenticado pela Prefeitura de Manaus, para que o público em geral pudesse ter acesso aos dados sobre os vacinados até o momento.

Conforme foi enviado a lista da primeira fase da vacinação, entende-se que esse arquivo estará sempre em atualização e conforme for enviado pela Prefeitura de forma autenticada, o Tribunal deve ser transparente com a população Manauara e não segurar para si o documento oficial.

NOTA: TCE-AM diz que lista de vacinados será disponibilizada na segunda, às 9h

Por determinação do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, a lista enviada pela Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa) com os nomes dos vacinados com a Coronavac será disponibilizada, da forma como fora encaminhada, no portal do TCE na próxima segunda-feira (25), às 9h.

Técnicos do Tribunal, neste momento, estão cruzando os dados dos vacinados da lista enviada com a folha de pagamento e com os dados da Receita Federal dos respectivos servidores e suas lotações, para divulgar, posteriormente, um raio-x com os nomes dos vacinados que não se encaixam nos grupos prioprioritários, ou seja que furaram a fila.

Após o complemento da listagem, que será feita pela Secretaria Municipal de Saúde até o início da noite de segunda (25), quando acaba o prazo de 72 horas concedido pelo Pleno do TCE, o Tribunal fará uma nova divulgação, agora com a lista completa, na terça (26).

“Fizemos a Nota Oficial para esclarecer que a lista que estava circulando por WhatsApp não foi a encaminhada pelo Tribunal. A divulgação faremos na segunda, após os nossos técnicos fazerem os devidos cruzamentos e análise da lista. Não esconderemos nada, pelo simples fato de que todos estamos empenhados para que seja feita a coisa certa, uma vez que trabalhamos com vidas e com pessoas que trabalham na linha de frente da Covid”, afirmou o presidente.

 

TCE

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

'Ao fecharem o comércio, vem o desemprego', afirma Bolsonaro

Bolsonaro publica vídeo de empresária contra 'lockdown'

David Almeida cria PL que autoriza o município a comprar vacinas contra a Covid-19