AO VIVO
Poder Judiciário - 17 de março de 2021
Foto:

Disputa pela presidência do TRE-AM está definida entre Elci Simões e Wellington Araújo

A eleição suplementar se dá em virtude do falecimento do então presidente Aristóteles Lima Thury, ocorrido no dia 14 de fevereiro

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Nos próximos 30 dias, a contar do último dia 12, quando se encerrou o prazo de inscrições dos nomes que pretendem disputar o comando do Tribunal Eleitoral no Amazonas (TRE-AM), o pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deve decidir, em votação secreta, entre dois nomes: os dos desembargadores Elci Simões e Wellington Araújo.

A eleição suplementar na Corte se dá em virtude do falecimento do então presidente Aristóteles Lima Thury, ocorrido no dia 14 de fevereiro, depois de mais de um mês lutando em um hospital de São Paulo contra o novo coronavírus (Covid-19).

Um terceiro nome, o da desembargadora Joana Meirelles, chegou a figurar na lista de inscritos, mas a própria desembargadora, nesta segunda-feira (15), desistiu da disputa.

A votação, que ainda não tem data definida, deve entrar em pauta só após a conclusão de atualizações e aprimoramentos nas funcionalidades que estão sendo implementadas no sistema que será utilizado na escolha.

Diferente da eleição no TJAM, que segue um rito de votação aberta, a escolha para o mais alto cargo do TRE-AM é secreta, o que pode fazer a diferença e diminuir a pressão em cima dos desembargadores que participarão da escolha.

Dos 26 desembargadores, segundo o regimento, não estão aptos a participar da votação os juízes convocados, aqueles que eventualmente ocupam a cadeira provisoriamente. Atualmente, existem quatro votos nesta situação, os dos juízes Onilza Goerth, Mirza Thelma, Cezar Bandeira e Henrique Veiga. Seguindo este critério, ficam aptos 22 desembargadores.

Nesta sexta-feira (19), encerra também o prazo para inscrição na eleição que escolherá o desembargador a ocupar a vaga de suplente na Corte Eleitoral, vaga deixada pelo desembargador Sabino Marques, que foi aposentado compulsoriamente há duas semanas, após completar 75 anos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas