Wilson Lima e David Almeida inauguram Centro de Testagem da Covid-19, com capacidade para atender 10 mil pessoas ao dia

serviço passa a ser oferecido nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), espaço cedido pelo Governo do Amazonas e que vai ampliar a oferta de testes, com capacidade para atender 10 mil pessoas por dia

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), inauguraram, nesta quarta-feira (19/01), o novo Centro de Testagem contra a Covid-19. O serviço passa a ser oferecido nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), espaço cedido pelo Governo do Amazonas e que vai ampliar a oferta de testes, com capacidade para atender 10 mil pessoas por dia.

Além de ceder as instalações do CCAVV, localizado em Flores, na Zona Centro-sul de Manaus, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai disponibilizar, inicialmente, 14 médicos, dez técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico. Para os primeiros dias de funcionamento, o Estado vai repassar 20 mil testes rápidos de antígeno.

A nova estratégia, uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, visa ampliar a oferta do teste para rastreio da doença, quebrar a cadeia de transmissão do vírus e conter a pressão na rede hospitalar. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“A gente tem trabalhado nessa parceria em conjunto com a prefeitura, alertando sobre a necessidade de quem tem os sintomas que procure um Centro de Testagem. E o objetivo principal nosso, dos profissionais da área de saúde, é fazer com que a doença seja rastreada é que se quebre essa cadeia de transmissão. No momento em que aquela pessoa identifica que tem Covid-19 ela precisa ficar isolada para que não transmita para outras pessoas”, frisou o governador.

Na abertura do centro, Wilson Lima destacou, também, que, hoje, mais de 90% dos casos de Covid-19 no Amazonas são de Ômicron. “Gratidão da prefeitura a essa parceria feita com o Governo do Estado e que tem salvado vidas. E nós vamos continuar diuturnamente nas ruas trabalhando e toda vez que a prefeitura precisar do Governo do Estado eu não tenho dúvida que o senhor irá estender a mão como tem estendido para o interior”, disse o prefeito ao citar que o Estado tem auxiliado a prefeitura em outras ações como os mutirões de vacinação contra a Covid-19.

Estrutura

No Vasco Vasques foram montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h neste primeiro dia de funcionamento. A partir desta quinta-feira (20), será até 17h. Além do teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, haverá atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19.

Cada etapa do Centro de Testagem terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com essa iniciativa, o Governo do Estado irá aumentar ainda mais a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Justiça nega pedido para adiar leilão do Amazônia Golf Resort, marcado para esta quarta-feira

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

'Modernização do setor elétrico inclui energia mais barata', diz Ipea

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.