Wilson Lima destaca avanço na educação e saúde com chegada do 5G

Governador destacou a importância do 5G para o avanço de programas estaduais como o “Telemedicina” e “Aula em Casa”

MANAUS | AM

O Seminário 5G.BR em Manaus,  nesta quinta-feira (22), contou com a presença do governador Wilson Lima. Durante o evento, Wilson Lima destacou a importância da tecnologia 5G para o avanço de programas estaduais como o “Telemedicina”. A expectativa é que o 5G chegue em Manaus no mês de outubro.

“A tecnologia 5G tem uma importância inigualável para o estado do Amazonas. O avanço da conectividade será importante para nós tocarmos projetos como telemedicina, onde um paciente lá no município de Carauari consegue atendimento de profissionais da área de saúde aqui de Manaus”, ressaltou.

Wilson disse que a nova conectividade permitirá a ampliação de iniciativas como o “Aula em Casa”, modelo de ensino estadual que foi referência no Brasil durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19.

“Nós temos um projeto muito interessante que é nosso “Ensino Mediado Tecnológico”, foi através dele que nós implantamos, durante a pandemia, o “Aula em Casa”. Resultado disso, o estado do Amazonas conseguiu, mesmo com pandemia, enchente e todas as dificuldades, conquistar bons números no IDEB, nós subimos quatro posições no IDEB, saímos de 12º para o 8º lugar, então a gente vai ampliar cada vez mais essas possibilidades e tecnologias em curtas distâncias”, completou.

Durante o evento, Bolsonaro falou sobre o sentimento de retornar a Manaus e, dessa vez, trazendo modernidade tecnológica para todo o Brasil, em especial a região Norte.

“Hoje nós somos o primeiro país da América Latina com 5G, isso é uma coisa fantástica, a produtividade aumenta em quase 20% com essa tecnologia”, frisou.

O Amazonas também conta com o “Amazônia Conectada”, fruto de um convênio assinado em julho de 2021 com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro. O programa consiste na implantação de fibra óptica nos leitos dos rios amazônicos, interligando cidades e comunidades com uma transmissão de dados de alta velocidade e segura.

Através da iniciativa, o 5G chegará nos municípios mais distantes, impactando diretamente os setores ambiental, de indústria, educação, saúde e segurança, ampliando a implementação de políticas públicas em todo o estado.

“Nós estamos chegando com fibra óptica em São Gabriel da Cachoeira, em Tefé, uma verdadeira expansão para o interior. Esse sinal, conjugado à Telebrás, via satélite, vai fazer com que o sinal 5G chegue nesses cidadãos, melhorando as atividades públicas e privadas”, explicou o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes.

Na esfera ambiental, o 5G permitirá um maior monitoramento e desenvolvimento de ações em prol da preservação da floresta. Já em segurança, a tecnologia fortalecerá as atividades executas pelas forças policiais nas regiões de fronteira.

Com apoio da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), a “Amazônia Conectada” já alcançou escolas, hospitais e delegacias de 11 municípios do interior do estado por meio dos mais de 1,9 mil quilômetros do material instalado.

Segundo o Ministério das Comunicações (Mcom), do Governo Federal, a tecnológica 5G já alcança 22 cidades brasileiras e deve chegar em Manaus até o fim do mês de outubro, juntamente nas capitais de Porto Velho, Rio Branco, Macapá e Belém.

Seminário 5G.BR – Manaus é a terceira capital a receber o seminário 5G.BR, promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom). Durante o evento, autoridades apresentaram a perspectiva da evolução tecnológica na região amazônica, bem como o desafio de conectar localidades remotas.

Foto: Divulagação 

Com informações da Assessoria*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.