Wilson Lima confirma pedido de envio da Força Nacional de Segurança para região do Rio Madeira; veja imagens do local

Em Brasília, Wilson Lima também recebeu do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), viaturas caracterizadas que vão fortalecer o trabalho de policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia)

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Após reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, nesta quinta-feira (25), em Brasília, o governador Wilson Lima (PSC) formalizou, nesta sexta-feira (26), o pedido de apoio da Força Nacional de Segurança para atuação nas proximidades da comunidade do Rosarinho, localizada no Rio Madeira, entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do Norte.

Governo Amazonino Mendes, em 2017, concedeu licenças sem estudos para exploração de ouro no Rio Madeira

Nesta área do Rio Madeira, há concentração de balsas, dragas e empurradores que se instalaram no local desde que se iniciaram especulações sobre a descoberta de ouro. Contudo, a extração do minério na região é ilegal. O Governo do Amazonas colocou à disposição do Governo Federal as Forças de Segurança e salvamento do Amazonas, além de órgãos estaduais ligados ao Meio Ambiente, para atuar na área, em conjunto com órgãos federais. O controle e fiscalização da região está sob a responsabilidade da União.

“Solicito a possibilidade de Vossa Excelência autorizar a Força Nacional de Segurança Pública, em caráter emergencial, disponibilizar efetivo especializado, materiais e logística para auxiliar as Forças de Segurança e Salvamento do Amazonas, a Polícia Federal, a Marinha do Brasil e o Ibama no enfrentamento das ações de garimpeiros na região”, diz ofício do governador ao ministro.

MPF recomenda medidas emergenciais de repressão a garimpo no rio Madeira, no Amazonas

A confirmação do pedido de presença da Força Nacional ocorre mesmo após garimpeiros, por conta própria, começarem a se dispersar da área onde estavam instalados. O objetivo do Estado é solucionar a situação, evitar o retorno dos invasores e coibir novos ilícitos ambientais.

Fronteira

Em Brasília, Wilson Lima também recebeu do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), viaturas caracterizadas que vão fortalecer o trabalho de policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia). As entregas foram realizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para 12 estados e para a Polícia Federal.

Relatos de Autazes: comerciante afirma que garimpeiros encontraram 15 quilos de ouro, no último fim de semana

Ainda nesta sexta-feira (26), a equipe do site O PODER recebeu a informação de que os garimpeiros estão dispersando pela calha do Rio Madeira com o objetivo de dificultar operações de repressão a extração de ouro, naquela região. Segundo a fonte, que preferiu não se identificar, só restam 40 dragas, porém, ao todo são 300 dragas que estão vendendo o grama do ouro por R$ 270, chegando a arrecadar R$ 5.400, por dia e por draga.

Veja abaixo vídeos da região do Rio Madeira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

Justiça nega pedido para adiar leilão do Amazônia Golf Resort, marcado para esta quarta-feira

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.