Wilson Lima anuncia aplicação de terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos

O governador Wilson Lima fez o anuncio durante o evento de lançamento do Auxílio Estadual permanente, nesta segunda-feira (13)

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (13), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Amazonas, a partir desta quarta-feira (15). A D3, como está sendo chamada, será aplicada pelas prefeituras municipais em dois públicos: idosos acima de 70 anos, idosos de qualquer faixa etária abrigados em unidades de longa permanência e imunossuprimidos, incluindo transplantados.

A terceira dose foi anunciada pelo governador durante o evento de lançamento do Auxílio Estadual permanente, benefício de R$ 150 mensais destinado a 300 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Amazonas. Mais de 21 prefeitos e representantes estiveram presentes no evento, além de 12 deputados estaduais, um federal e 17 vereadores de seis câmaras municipais, incluindo a capital.

Anúncio de auxílio estadual permanente para 300 mil famílias mostra força política de Wilson Lima

“Quero aproveitar também para falar sobre a terceira dose da vacinação. A gente começa a partir do dia 15 de setembro. Nós iremos vacinar idosos acima de 70 anos e aqueles que vivem em abrigos, tanto na capital quanto no interior”, disse Wilson Lima.

Reforço 

Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), as vacinas a serem aplicadas como dose de reforço serão do tipo Pfizer. Em estoque, o órgão contabiliza 23.154 imunizantes, quantidade a ser somada a 91.260 doses desembarcadas na capital hoje, totalizando 114.414 doses.

A remessa desembarcou, por volta das 14h45, no Aeroporto Internacional de Eduardo Gomes. De lá, o lote foi escoltado até a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), lugar que oferece acondicionamento adequado as doses em temperatura a -86ºC, em freezer científico.

Somente no mês de setembro o Estado já recebeu mais de 200 mil unidades de vacinas contra a Covid-19. No mês de agosto foram enviadas pelo MS 1.045.970 doses, que foram distribuídas em 26 remessas recebidas ao longo do mês.

Doses aplicadas

Até o domingo (12), dados parciais do PNI apontaram que 3.494.508 doses foram aplicadas em todo, sendo 2.396.222 de primeira dose, 1.051.943 de segunda dose e 46.343 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil

Governo federal cria programa para expandir telecomunicações na Amazônia

Cartórios eleitorais do interior do AM voltam a atender presencialmente