AO VIVO
Executivo - 20 de novembro de 2021
Foto:

Grupo político de Adail Pinheiro entra com pedido para suspender entrega de benefícios do Governo, população se revolta em Coari

Manaus-AM | Na manhã deste sábado (20) o Governo do Estado do Amazonas levou para o município de Coari (distante 450 KM de Manaus) mais uma ação de entregas do Auxílio Estadual Permanente. A ação esta seguindo um calendário de entregas que visa beneficiar mais de 300 mil famílias amazonenses, ajudando a colocar comida na […]

Por: Brendo
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM | Na manhã deste sábado (20) o Governo do Estado do Amazonas levou para o município de Coari (distante 450 KM de Manaus) mais uma ação de entregas do Auxílio Estadual Permanente. A ação esta seguindo um calendário de entregas que visa beneficiar mais de 300 mil famílias amazonenses, ajudando a colocar comida na mesa da população.

O Governo, ainda, realizou no município a entrega de 5 toneladas de pescado, 1,8 tonelada de farinha, para pessoas de baixa renda. O governador, Wilson Lima (PSC) estava presente durante a ação.

Justiça cancela entrega de benefícios em Coari

Durante a manhã deste sábado (20) o Governo do Amazonas estava distribuindo cartões do “Auxílio Estadual”, mas por conta de uma decisão judicial do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), suspendeu a distribuição no município, o que gerou revolta na população que depende dessa assistência para a sobrevivência.

Após a chegada da Justiça Eleitoral no local onde a ação do Governo estava acontecendo, houve a suspensão da distribuição dos benefícios, o que gerou revolta na população, que tentou apedrejar e atacar vários lugares na cidade. Essas ações do governo estão percorrendo os interiores do Amazonas e após a população descobrir que foi uma ordem judicial que fez encerrar as distribuições, a população culpou a família Pinheiro, que tem uma grande força política na cidade.

Em um vídeo enviado para a redação do O Poder, uma mulher diz: “Eles estão desesperados, a justiça está aqui tentando impedir que as pessoas recebam os seus cartões”, afirma a mulher sobre a ação da justiça.

A entrega dos cartões foi suspensa pela Justiça, em uma decisão da juíza Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo, pela proximidade das eleições para prefeito de Coari. A eleição será realizada no próximo dia 5 de dezembro.

Em outro vídeo, é possível ver o início da reação das pessoas ao saber que não iriam mais receber seus cartões e direitos a receber seu benefício do Governo, por conta da decisão do TRE-AM a pedido da família Pinheiro no município. As pessoas saíram nas ruas para protestar sobre o cancelamento das entregas. A multidão que aguardava a entrega do benefício ficou revoltada.

Governo percorre o Amazonas na entrega do Auxílio

O Auxílio Estadual já é considerado o maior programa estadual de transferência de renda do país, garantindo segurança alimentar a milhares de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. À frente da equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a secretária Alessandra Campelo acompanhou o início da distribuição dos cartões no interior e destacou o empenho do Governo em garantir que todas as famílias recebam o benefício.

Para conferir se é beneficiário, é preciso acessar o site www.auxilioestadual.com.br, onde também é possível saber quando e onde o cartão será entregue.

Itacoatiara

O Governo esteve nesta quinta-feira (18), no município de Itacoatiara, o calendário de entregas do cartão do Auxílio Estadual Permanente às famílias contempladas no interior do estado. No total, em todos os 61 municípios do interior, serão entregues 142 mil cartões. Em Itacoatiara, o auxílio vai atender mais de 6 mil famílias. Com início nesta quinta-feira, o atendimento segue até dia 22 de novembro.

Coari

Rio Preto da Eva

O governador Wilson Lima deu início, nesta sexta-feira (19), às entregas dos cartões do Auxílio Estadual permanente em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). No município, 1.727 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza têm direito ao valor mensal de R$ 150, cuja primeira parcela já está disponível para compra de produtos em estabelecimentos credenciados. Em todo o Amazonas, o benefício do Governo do Estado vai chegar a 300 mil famílias.

Coari

Nota do Governo do Amazonas sobre os acontecimentos em Coari

O Governo do Amazonas informa que as ações do Estado realizadas, neste sábado, no município de Coari, como entregas do Auxílio Estadual e do Peixe no Prato Solidário, fazem parte de programas que atendem necessidades urgentes da população, sobretudo pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza duramente afetadas pela pandemia da Covid-19. Por essa razão, tomará as providências cabíveis para esclarecer os fatos e retomar as entregas o mais breve possível, cumprindo com o dever de prestar serviços à população, sem prejuízos principalmente às famílias de Coari.

Em relação ao Auxílio Estadual, Coari é o terceiro município do interior atendido com o programa de transferência de renda. O próximo será Tabatinga. A programação para as semanas seguintes inclui municípios das calhas do Alto Solimões, Baixo Amazonas, Baixo Solimões, Madeira, Médio Solimões e Purus.

O Governo do Estado informa, ainda, que o Peixe no Prato Solidário também é um programa voltado à segurança alimentar de famílias carentes e que, da mesma forma, tem um cronograma de atendimento, sendo Coari o sétimo a receber a ação no interior. O Peixe no Prato já atendeu famílias de Maués, Codajás, Parintins, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Anamã e Novo Aripuanã.

O Governo esclarece, também, que não houve apreensão de aviões e embarcações do Estado.

#GOVERNO

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas