Ipaam fiscaliza ocorrência de acidente no Porto Chibatão

De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), foi constatado que a empresa adotou alguns procedimentos de segurança, como o uso de barreiras de contenção para evitar o escoamento dos itens que estavam na superfície da água

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que, nesta terça-feira (30), por volta das 11h, que foi notificado pela imprensa local sobre a ocorrência de um acidente envolvendo o derramamento de óleo no Porto Chibatão, na região da Ceasa, Zona Sul de Manaus.

O relato era de que uma balsa carregada com itens eletroeletrônicos, para transporte fluvial interestadual, havia afundado parcialmente no Rio Negro. A equipe técnica destacada para a fiscalização avaliou os possíveis danos ambientais, em função do material que poderia escoar diretamente para o rio.

Com apoio de drone, que sobrevoou a área, foram obtidas informações aéreas de possíveis vazamentos de produtos danosos. A partir das imagens obtidas, foi constatado que a empresa adotou alguns procedimentos de segurança, como o uso de barreiras de contenção para evitar o escoamento dos itens que estavam na superfície da água. Além disso, foi detectado traços de material oleoso sobre o corpo hídrico.

O Ipaam aponta que a atividade em questão é licenciada pelo instituto, e o empreendimento deve adotar as condições de regularidade da licença, dentre eles, o Plano de Ação Emergencial, que indica quais os protocolos assumidos em situações de acidente na área portuária.

Um desses procedimentos é comunicar imediatamente o órgão fiscalizador responsável assim que identificar a existência do sinistro, o que a empresa não fez. Os dados coletados foram encaminhados diretamente para a Diretoria Técnica do Ipaam, para fins de análise e cumprimento de medidas administrativas em desfavor da empresa, devido a não comunicação imediata ao órgão para averiguação e por tentar impedir a entrada dos servidores no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ICMS permanecerá congelado no Amazonas, afirma Wilson Lima

Randolfe elogia decisão de Lewandowski para MP garantir vacinação infantil

Ministro Lewandowski pede informações sobre possíveis irregularidades na vacinação de crianças e adolescentes

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.