David criará o programa ‘Cidade Verde, Cidade Saudável’

Candidato a prefeito afirma que quer recriar pasta do Meio Ambiente para arborizar a cidade e modernizar a gestão dos resíduos sólidos de Manaus

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O candidato à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), disse, neste domingo (4), que uma das suas principais metas é transformar a capital do Estado na cidade mais arborizada o Brasil. Assim como esse objetivo, outros projetos destinados ao meio ambiente ganharam destaque especial no Plano de Governo da coligação ‘Avante Manaus’, que conta com programas como o ‘Reconstrói’ e o ‘Cidade Verde, Cidade Saudável’.

David Almeida diz ter consciência de que a questão ambiental é uma preocupação mundial e considera indispensável promover ações destinadas a fazer com que a capital do Amazonas – Estado brasileiro com maior volume de floresta do bioma Amazônia preservado (98%) – passe a ser exemplo nacional e mundial na pauta verde de preservação florestal.

“Em nosso governo, a Prefeitura de Manaus vai criar uma nova Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e por meio dela eu e o Marcos Rotta iremos implantar programas voltados à valorização do verde e da transformação dos espaços públicos da nossa cidade”, explica o candidato.

O programa ‘Cidade Verde, Vida Saudável’ vai promover e implantar ações destinadas a mudar a cara de Manaus e a transformar em uma cidade mais arborizada, de forma que nos períodos mais quentes do ano fique com uma temperatura mais amena e agradável. Está prevista, entre outras coisas, a ampliação da arborização das ruas, particularmente nas áreas mais desprovidas como margens de igarapés e bairros com pouca área verde

Segundo o candidato a prefeito, também caberá à nova secretaria implantar a Guarda Municipal Ambiental, ampliar a coleta seletiva e desenvolver um Plano de Proteção dos Cursos de Águas e Matas Ciliares, implantar novos parques urbanos, além de modernizar o licenciamento. “Com a criação da nova pasta de Meio Ambiente, nós vamos implantar o licenciamento ambiental on-line e dar mais transparência ao processo”, diz David Almeida.

Aterro e ‘Reconstrói’

Entre os programas apontados por David Almeida para “transformar para melhor a cara de Manaus”, destacam-se, também, o do novo aterro sanitário – o ‘Reconstrói’. O ex-deputado revela que a Prefeitura de Manaus vai buscar novas tecnologias inteligentes para a gestão do lixo urbano na cidade, bem como realizar estudos para escolher um novo terreno destinado a abrigar outro aterro sanitário.

O programa ‘Reconstrói’, segundo ele, vai normatizar, incentivar e implantar as condições legais, econômicas e de infraestrutura para coletar, processar e reutilizar os resíduos da construção civil. “Pensamos que é sim possível modernizar a gestão dos resíduos sólidos na nossa cidade como, por exemplo, a demanda dos resíduos da construção civil”, disse.

De acordo com Almeida, esses resíduos, após o devido processamento, serão usados em reforço de base e sub-base, calçadas, meio-fio, sarjetas, tampas de bueiros, tubos de drenagem, argamassas e demais artefatos que possam ser utilizados nas obras de infraestrutura da Prefeitura de Manaus.

“Dessa forma poderemos reduzir os impactos ambientais provocados pelos descartes em locais indevidos e gerar uma economia substancial na compra de insumos minerais trituráveis, da chamada classe A”, explica o candidato a prefeito pelo Avante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase 80% avalia gestão de Arthur Neto entre regular e péssima, diz Ibope

Gilmar Mendes aponta 'telhado de vidro' de quem critica monocráticas

Novo procurador-geral de Justiça toma posse e ressalta prioridades de sua gestão