AO VIVO

7º Grito da Pesca Nacional acontece em Manaus com presença de 4 ministros do governo Lula

Um movimento de luta pela igualdade, respeito e reconhecimento dos pescadores e pescadoras como protagonistas essenciais na conservação da biodiversidade amazônica e na preservação das tradições culturais que permeiam gerações

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

No próximo dia 25 de agosto, será realizada em Manaus a 7ª edição do Grito da Pesca Nacional. A programação conta com a presença confirmad de quatro ministros do governo federal.

“A Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (FETAPE/AM) está mais determinada do que nunca a defender os direitos e interesses dos bravos pescadores e pescadoras que compõem o coração pulsante das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Com um compromisso com a justiça social e ambiental, a FETAPE/AM e a (CBPA) Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura convocam a todos a se unirem ao 7º Grito da Pesca Nacional, um evento emblemático que ecoará as vozes daqueles que dependem do ecossistema amazônico para sobreviver.”, ressalta o anúncio.

O evento acontecerá no dia 25 de agosto, no Centro de Convenções, Studio5. De acordo com a coordenação, o 7º Grito da Pesca. “Será mais do que um simples encontro; será um movimento de luta pela igualdade, respeito e reconhecimento dos pescadores e pescadoras como protagonistas essenciais na conservação da biodiversidade amazônica e na preservação das tradições culturais que permeiam gerações.”

Este evento reunirá 04 ministros do governo Lula, com a presença confirmada do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, Ministro do desenvolvimento agrário e agricultura familiar, Luiz Paulo Teixeira e o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, além de líderes comunitários, pescadores e pescadoras, ribeirinhos, especialistas em sustentabilidade, acadêmicos, e entusiastas da causa para discutir os desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras. são esperados mais de 10 mil pescadores, marisqueiras e representantes das classes pesqueiras.

Durante o “7º Grito da Pesca”, os participantes debaterão questões cruciais que afetam diretamente a vida dos pescadores e pescadoras da Amazônia, incluindo: acesso a direitos trabalhistas e sociais justos; sustentabilidade da pesca e da aquicultura para as futuras gerações; conservação dos ecossistemas aquáticos amazônicos, fortalecimento das comunidades ribeirinhas e suas tradições; promoção de políticas públicas inclusivas e eficazes.

A federação ressalta que tem sido incansável em ser a voz dos pescadores e pescadoras, atuando como defensora dos direitos trabalhistas, da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável nas regiões ribeirinhas da Amazônia.

“Ao longo dos anos, a federação tem trabalhado em estreita colaboração com organizações parceiras, autoridades governamentais e a sociedade civil para promover mudanças positivas e duradouras.”

whatsapp image 2023 08 21 at 14.30.06

Serviço: 

Evento: 7º Grito da Pesca Nacional

Data: 25 de Agosto de 2023

Horário: A partir das 10h da manhã

Local: Centro de Convenções Studio5

Inscrições: A participação é gratuita. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer e fazer o check-in para participar do evento.

Para mais informações acesse as nossas redes sociais instagram @fetapeam ou enviar um whatsapp para (92) 98562.1216

whatsapp image 2023 08 21 at 14.30.06 (1)

whatsapp image 2023 08 21 at 14.30.07

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

30/08
11:53

IMPUGNAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral solicitou a impugnação das candidaturas do Partido Liberal (PL) em Itamarati para as eleições de 2024, alegando descumprimento da cota de gênero de 30% para mulheres, conforme a Lei nº 9.504/97. O promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros destacou que a não conformidade pode invalidar todas as candidaturas proporcionais do partido. O caso está agora sob análise da Justiça Eleitoral.

30/08
11:51

PENALIDADE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) multou Francisco Jesus da Costa Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Envira, em mais de R$ 13,6 mil por irregularidades em 2022, incluindo a contratação de um pregoeiro fora do quadro de pessoal e licitações com indicação de marca. Silva tem 30 dias para pagar ou recorrer. A atual gestão deve corrigir essas práticas e seguir as normas de contratação e fiscalização.

30/08
11:50

VOTAÇÃO DIFERENCIADA

Onze municípios do Amazonas terão horário de votação diferenciado devido ao horário oficial de Brasília. A votação iniciará às 6h e encerrará às 15h, diferenciando-se em duas horas do horário oficial nacional, conforme o artigo 231 da Resolução TSE nº 23.736/2024. Os municípios são Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

28/08
16:49

VOLTA AO MUNDO

Em 2024, o presidente Lula percorreu 65,6 mil km em viagens internacionais, o que corresponde a mais de uma volta e meia ao redor do mundo. Após uma visita a Santiago, no Chile, onde foi vaiado, ele acrescentou 5,2 mil km à sua quilometragem. Lula não visitou a Argentina desde a eleição de Javier Milei, mas concentrou-se em países vizinhos como Colômbia, Paraguai, Bolívia e Chile. A quilometragem não inclui a viagem da primeira-dama, Janja, a Paris para as Olimpíadas.

 

Ver mais >>

Programas