Vereador Peixoto apresenta pacote de indicações ‘Pensando Manaus’ que irá revitalizar a cidade

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O vereador Peixoto, líder do Partido Trabalhista Cristão (PTC) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou na manhã desta quinta-feira (1°), durante reunião com o vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura (Seminf) Marcos Rotta, um pacote de indicações chamado “Pensando Manaus” com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para população da área urbana e rural do município.

No pacote apresentado, o vereador destacou os programas e indicações que realizou nestes 90 dias de mandato, como por exemplo, a Criação do Distrito de Obras, o Pró-Ramais, o Pró-Becos, o Prosamim Manauara e o Ilumina Manaus Rural”, disse Peixoto.

“Acredito que com essa gestão liderada pelo prefeito David Almeida e com o vice-prefeito Marcos Rotta que está a frente da Seminf teremos êxito na forma de pensar Manaus, e claro realizar essas melhorias para a população”, frisou Peixoto.

Distrito de Obras Rurais

Em fevereiro, Peixoto chamou a atenção do parlamento para zona rural de Manaus ao propor durante sessão plenária a indicação para a criação de um Distrito de Obras Rural direcionado ao recebimento e acompanhamento de demandas dessa região à Seminf.

Peixoto reiterou que sob o ponto de vista material, a medida é estritamente necessária, “posto que a criação de um setor específico, no âmbito da Seminf, concentraria os esforços para que as políticas de infraestrutura desenvolvidas pela Prefeitura tivessem ação concentrada e coordenada por um setor competente”.

Pró-Ramais

O líder do Partido Trabalhista Cristão vem destacando desde início do ano a importância e a dificuldade vivenciada por milhares pessoas que residem e trabalham na área rural de Manaus.

No mês de março, Peixoto apresentou a proposta de criação do Programa Municipal de Revitalização e Manutenção dos Ramais e Vicinais do Município de Manaus, o Pró-Ramais, em forma de Indicação.

De acordo com o vereador Peixoto o programa é inédito no âmbito municipal e visa recuperar e revitalizar os principais ramais da área rural da cidade de Manaus. A execução do Pró-Ramais
Segundo a indicação ficará sob a gestão do futuro Distrito de Obras Rural da Seminf.

Ilumina Manaus Rural

Durante sessão plenária realizada no início de março Peixoto, a indicação ao Executivo para a ampliação do programa Ilumina Manaus para área rural do município, atendida por rede de baixa tensão.

A proposta seria utilizar parte do recurso economizado com o Ilumina Manaus, que com a troca de lâmpadas de sódio e vapor metálico, pelas lâmpadas de LED, vem gerando uma economia mensal de R$ 500 mil aos cofres municipais.

“Sugerimos que parte dessa receita seja destinada à melhoria da rede de iluminação pública nas áreas rurais e ribeirinhas em nosso Município”, disse Peixoto.

Prosamim Manauara

Segundo Peixoto, a criação do Prosamim Manauara será a semelhança do programa existente em nível estadual, porém com a área de atuação ampliada para todos os principais igarapés de Manaus.

No projeto apresentado na CMM vêm definido alguns objetivos específicos, dentre eles, as melhorias das condições ambientais, de moradia e habitação e ainda, de melhorias das condições de saúde da população na área de intervenção do Programa, por meio da recuperação e ou implantação de sistemas de drenagem, abastecimento de água, redes de esgotamento sanitário, coleta e disposição final de lixo e recuperação ambiental das bacias dos igarapés e o planejamento urbano, regularização de propriedades, construção de moradias adequadas, implantação de áreas de lazer e capacitação das comunidades atendidas.

Pró-Becos

Sobre a proposta de indicação da criação do Pró-Becos, o vereador Peixoto destacou que o projeto será possível através de uma rubrica orçamentária própria para a execução de ações de infraestrutura nos becos de Manaus, posto que atualmente, há um único orçamento municipal de infraestrutura que permite ao gestor, discricionariamente, a escolha das ações a serem realizadas.

Na justificativa da indicação, o parlamentar enfatiza que a criação de uma rubrica específica será destacada uma porcentagem orçamentária, a qual não poderá ser dada outra finalidade, ao não ser realização de obras de infraestrutura dos becos de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tony Medeiros assume presidência da Comissão de Turismo na ALEAM

MP-AM quer retorno seguro às aulas no município de Manaquiri

Governo do AM divulga lista de membros do Conselho Curador da UEA