Vagas para desembargadores do TJAM são alvo de disputa acirrada e eleição deve ocorrer dia 11 de maio

A eleição para as vagas por Merecimento e Antiguidade estava marcada para o dia 27 de abril, mas o acirramento pelas cadeiras causou adiamento para o dia 11 deste mês

Manaus | AM

O que aparentava ser uma eleição tranquila, se transformou em uma disputa acirrada. Conforme uma fonte do site O PODER confidenciou, neste domingo (2), a eleição para as vagas de desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – por Merecimento e Antiguidade – estão sendo alvo de uma verdadeira corrida entre os magistrados e, por isso, foi adiada da última terça-feira (27) para o dia 11 de maio.

De acordo com os bastidores, a disputa maior é para a vaga de Merecimento, deixada pelo desembargador Artistóteles Lima Thury, que faleceu em fevereiro deste ano em decorrência de complicações do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, dez juízes estão concorrendo a cadeira na Corte Estadual.

No início, a vitória do juiz Abraham Peixoto Campos Filho era dada como certa, mas os juízes Mirza Telma de Oliveira Cunha e Roberto Santos Taketomi estão ‘correndo por fora’ na disputa. Já o magistrado Marco Antônio Pinto da Costa só estaria participando para ter seu nome ‘pontuado’ na lista, podendo ser escolhido em outra oportunidade.

Dez magistrados disputam vaga de desembargador do TJAM deixada por Aristóteles Thury

A fonte reforçou, porém, que a lista tríplice para a vaga de Merecimento deve ser formada por Marco Antônio, Abraham Peixoto e Cezar Luiz Bandiera, casado com a desembargadora Maria das Graças Figueiredo.

Já para a vaga de Antiguidade, deixada pelo desembargador Sabino Marques, após aposentadoria compulsória ao completar 75 anos, é dada como certa a escolha da juíza Onilza Abreu Gerth, que já atua na Corte há muitos anos por conta do afastamento da desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), portanto possui 99% de chances de ser aclamada.

Concorrem com Onilza, os juízes Mirza Telma de Oliveira Cunha, Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro, Rosselberto Himenes e Jaci Cavalcante Gomes Atanázio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ministério da Economia publica regra que permite elevar salários de Bolsonaro e Mourão

Wilson Lima entrega 3 toneladas de alimentos na Zona Sul de Manaus

Aproximação de Dermilson Chagas e Eduardo Braga fica explícito nas redes sociais