TRE-AM suspende candidatura de Adail Filho e anuncia nova eleição

A nova eleição promovida pelo TRE-AM pode ocorrer entre 20 e 40 dias e, por enquanto, a cidade ficará sob o comando do presidente da câmara municipal, Keitton Pinheiro

Manaus | AM

No último dia para diplomação dos candidatos eleitos no Pleito 2020, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), suspendeu, nesta sexta-feira (18), a candidatura do prefeito reeleito, Adail Filho, pelo município de Coari, e anunciou que será feita uma nova eleição.

O juiz eleitoral Marco Antônio Costa, relator do processo, votou pela inelegibilidade de Adail Filho, e foi acompanhado pelos desembargadores Sabino Marques, Fabrício Marques e Giselli Pascarelli, e pelos juízes Márcio Cavalcante e Victor Liuzzi.

O motivo da ação, impetrada pela coligação ‘Ficha Limpa Para Coari’, seria o acúmulo de mandatos consecutivos por um mesmo grupo familiar, algo que é proibido e consta no artigo 14o da Constituição Federal.

Adail Pinheiro, pai do prefeito reeleito, foi prefeito de Coari entre 2012 e 2015 e, logo em seguida, foi sucedido por Adail Filho, 2016 a 2020.

Agora, o TRE-AM tem o prazo de 20 a 40 dias para nova eleição e, nesse período, o prefeito da cidade será o presidente da Câmara Municipal de Coari (CMC), o vereador Keitton Pinheiro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeito nega irregularidade na vacinação contra a Covid-19 em Manaus

David diz que dificuldade de acesso agrava crise sanitária em Manaus

Por falta de quórum, Aleam não suspende recesso parlamentar para discutir caos na saúde no AM