TJAM empossa nova desembargadora e inicia processo de mudança de outros dois membros da Corte, nesta semana

Além da posse da desembargadora Vânia Marques Marinho, o TJAM inicia o processo de de mudança de dois outros desembargadores: Sabino Marques e de Artistóteles Lima Thury

Manaus | AM

Esta semana promete ser agitada no Poder Judiciário Estadual com direito a muitas articulações. Isto porque, além da posse da nova desembargadora Vânia Marques Marinho, marcada para esta terça-feira (6), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) inicia o processo de mudança de dois outros desembargadores: Sabino Marques, após aposentadoria compulsória ao completar 75 anos, e de Artistóteles Lima Thury, que faleceu em fevereiro deste ano, em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19).

Morre o presidente do TRE-AM, desembargador Aristóteles Lima Thury

Para a vaga do desembargador Sabino Marques, que tem como critério a antiguidade, se não houver divergências entre os membros da Corte, a juíza Onilza Abreu Gerth deve ser escolhida. A magistrada é a candidata mais antiga, já atua na Corte há muitos anos por conta do afastamento da desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), portanto possui 99% de chances de ser aclamada.

Para a vaga do desembargador Aristóteles Lima Thury, que tem como critério o merecimento, são escolhidos três magistrados e o mais votado ocupará a vaga. Mas antes, o quinto é formado pelos 20 juízes mais antigos do TJAM, desses 20 qualquer um pode se inscrever e disputar. Porém, se um dos concorrentes constar em três oportunidades em outras listas tríplices, ele é o escolhido.

As inscrições para merecimento encerram na quinta-feira (8), mas três nomes já estão confirmados: Abraham Peixoto Campos Filho, Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro e Luíza Cristina Nascimento da Costa Marques. Além disso, outros três nomes devem participar: Marco Antônio Pinto da Costa, Roberto Santos Taketomi e Mirza Telma de Oliveira Cunha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vereadora Thaysa Lippy defende diagnóstico precoce para pessoas com Espectro Autista

Deputada Joana Darc conseguiu em uma semana beneficiar mais de 2 mil animais comunitários

Ao Vivo | Confira o resumo das principais notícias do Site O Poder