Pesquisa aponta Amazonino Mendes abaixo dos 30% históricos e Wilson Lima a frente de Eduardo Braga

De acordo com a pesquisa do Instituto RealTime Big Data publicada nesta quarta-feira (13), o governador Wilson Lima (15%) na frente do senador Eduardo Braga (13%) nas intenções de votos

Manaus | AM

O ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), ao que tudo indica, aparece ‘desidratado’ na pesquisa para o Governo do Amazonas publicada, nesta segunda-feira (13), pelo ‘R7’ e aplicada pelo Instituto RealTime Big Data. Isto porque, historicamente, nos últimos anos em que concorreu ao cargo de prefeito ou governador, o ‘Negão’ sempre iniciava os pleitos com 30% das intenções de votos.

Em agosto de 2021, por exemplo, antes da campanha para a Prefeitura de Manaus – na qual foi derrotado por David Almeida (Avante) – Amazonino liderava a pesquisa do Instituto de Pesquisas EAS e da Consultoria Estática, com 31% das intenções de votos. Ainda de acordo com pesquisa aplicada pela Action, em março de 2019, Amazonino também aparecia em primeiro lugar com 30,75% de intenções.

Em 2018, como candidato ao Governo do Amazonas, Amazonino estava em primeiro lugar nas pesquisas com 32,05%, seguido de David Almeida (25,84%) e Wilson Lima (17,95%). À época, Lima foi o favorito e derrotou o ‘Negão’.

Nova pesquisa é publicada e Amazonino segue com seus 30% históricos e sem convencer indecisos

Ainda de acordo com o Instituto RealTime Big Data, o atual governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), aparece em segundo lugar com 15% das intenções de votos, ficando na frente do senador Eduardo Braga (MDB) com 13%. O que chama a atenção é que mesmo com a destinação de ‘fartas’ emendas parlamentares para o interior e visitando municípios aos finais de semana, o senador não parece ‘decolar’.

O deputado José Ricardo (PT) também aparece na frente de Braga, que fica atrás apenas do deputado estadual Ricardo Nicolau (sem partido) com 3% e dos brancos e nulos, que somados dão 22%. Além disso, 4% dos entrevistados souberam responder ou não responderam qual seria seu candidato para o próximo pleito no Amazonas.

Amazonino não consegue disparar na preferência do eleitorado de Manaus mesmo com o desgaste do ‘novo’

Força política

Wilson Lima vem se destacando com a vacinação contra a Covid-19, com o lançamento da repavimentação da Rodovia AM-010 e com o lançamento do Auxílio Estadual permanente para 300 mil famílias. Nos dois últimos eventos citados, o chefe do Executivo Estadual tem mostrado sua força política ao reunir diversos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. Atualmente, ele também conseguiu equilibrar as contas públicas mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil

Governo federal cria programa para expandir telecomunicações na Amazônia

Cartórios eleitorais do interior do AM voltam a atender presencialmente