AO VIVO

Na véspera do julgamento Bolsonaro diz que TSE tem que manter a imparcialidade

Ex-presidente também afirmou que responde ação igual a chapa de Dilma e Temer, absolvidos em 2017

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

Em coletiva, em Brasília, no Senado Federal, na manhã desta quarta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou de suas expectativas diante seu julgamento que acontece amanhã (22), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ponderou que o caso deve seguir a jurisprudência aplicada em 2017, na chapa formada pela então presidente Dilma Rousself e Michel Temer.

Bolsonaro alegou que sua ação, movida pelo PDT por abuso de poder político é igual ao julgamento da chapa Dilma e Temer, e relembrou que nesse caso, que teve novas provas apresentadas  e foram desconsideradas  pois a ação já havia sido protocolada, ocorreu diferente em sua ação tendo em vista que a Corte apensou novos fatos em seu processo, o que não seria permitido por lei.

Na época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela improcedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral que pedia a cassação da chapa formada pela então presidente Dilma e seu vice e Michel Temer, pelo placar de 4 votos a 3.

“É só julgar com a mesma jurisprudência de 2017 que essa ação será arquivada”, pontuou.

“ Não pode a jurisprudência mudar de acordo com a cara de quem está sendo julgado, pela ideologia (…) Não pode de acordo com quem sentar ali. Isso é péssimo para democracia se eu for julgado diferente da chapa Dilma e Temer”, completou Bolsonaro.

O ex-mandatário também explicou que acusação por abuso de poder, diante a reunião com os embaixadores, em julho de 2022, foi uma resposta aos atos do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia realizado o mesmo encontro e discursado sobre o resultado das eleições.

“Dois 2 meses antes, o senhor ministro Edson Fachin havia se reunido com embaixadores também, o que não é competência dele. Reuniões com embaixadores e tratar de política externa é competência privativa do presidente da república. É uma resposta ao seu Fachin, lá naquela reunião que ele deixou claro. Faltava cinco meses para as eleições, ele falou: Tão logo o TSE apresente o resultado, os embaixadores devem junto aos seus respectivos chefes de estado reconhecer imediatamente o ganhador das eleições”.

Indagado pela acusação de golpe de estado, Bolsonaro também enfatizou que não há provas de sua participação e que o STF age sem o cumprimento da Constituição com os manifestantes de 8 de janeiro.

“Quem participou do vandalismo não foram as pessoas do acampamento. Eu lamento que ainda tem mais de 200 pessoas presas. Não tem cabimento essas prisões, nem o julgamento em última instância, tem que ser em primeira instância.  Cadê o processo legal? Ou vivemos uma democracia ou não vivemos. Não se justifica uma preventiva deles”, declarou.

 

Foto Camila Turtelli

#Bolsonaro #TSE julgamento

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas