AO VIVO
Legislativo - 07 de dezembro de 2020
Foto:

Josué pede, por duas vezes, anulação de decisão que suspende ‘PEC Miojo’ e eleição de Roberto Cidade

Nos documentos protocolados por Josué Neto, ele pede que a decisão do desembargador Wellington José de Araújo seja anulada

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O deputado estadual Josué Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), protocolou, junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), uma Reclamação e um Agravo Interno com objetivo de anular a decisão do desembargador Welllington José de Araújo que suspendeu todos os atos da sessão da última quinta-feira (3), da Casa Legislativa, dentre elas a aprovação da ‘PEC Miojo’, que altera a Constituição do Estado, e a eleição do deputado Roberto Cidade para o cargo de presidente da ALEAM, no biênio 2021/2022.

Na Reclamação, protocolada no último sábado (5) e que constesta a ação incial, ao qual o site O PODER teve acesso, Josué, por meio da procuradoria da ALEAM, pede a cassação do Mandado de Segurança (MS) n. 4008207-34.2020.8.04.0000, concedido pelo desembargador estadual, que, segundo ele, “usurpou da competência privativa do Plenário do tribunal (…) para suspender liminar e cautelarmente a eficácia da norma vigente conforme fundamentos”.

Josué defende que tal suspensão da ‘PEC Miojo’ só pode ser feita em Sessão do Tribunal Pleno para “fins de ratificação ou não da medida”. A Reclamação pede, ainda, que os reclamados – deputados Saullo Vianna, Alessandra Campêlo e Belarmino Lins – condenados a pagar os honorários advocaticios “estes arbitrados em 20% do valor da causa” avaliado em  R$ 100 mil.

Já no Agravo Interno, também protocolado no sábado e de n. 005.200.05.2022.80.4.0000 contendo 32 páginas assinado pelo procurador da ALEAM Robert Wagner Fonseca de Oliveira e apensado a Reclamação, Josué Neto diz que o pedido de supensão ingressado por Saullo Vianna, repercute em todos os deputado e, portanto, no polo passivo deveria constar o nome dos parlamentares, pedindo assim, a extinção do primeiro e cassação do MS.

Vale ressaltar que em nenhum momento Josué contesta o fato do ‘atropelamento’ do Regimento Interno (RI) da Casa e tenta apenas ‘derrubar’ o Mandado de Segurança com base em argumentos de como ela foi protocolada.

Entenda o caso

Durante tumultuada sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na última quinta-feira (3), o presidente da Casa, deputado Josué Neto, colocou para votação uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o artigo 29, parágrafo 4, inciso 2, da Constituição do Amazonas, que trata da eleição da Mesa Diretora da ALEAM.

Na oportunidade, a deputada Joana Darc pediu a suspensão da sessão para tomar ciência da PEC, mas não foi atendida. A proposta prevê antecipar em 30 dias a eleição da Mesa Diretora e por se tratar de uma alteração à Constituição, deveria ser analisada em um tempo maior, o que não aconteceu.

Com a aprovação relâmpago, foi possível fazer a eleição, ainda na quinta-feira, que levou a eleição do deputado Roberto Cidade como presidente da ALEAM para o biênio 2021/2022, tendo como seu vice o próprio deputado Josué Neto.

 

COMENTÁRIOS:

J
Josué Neto entra em desespero e pede anulação da PEC 'Miojo' - Portal Manaós Notícias
[…] Com informações do site O Poder […]
J
Josué Neto recorre ao STF para anular decisão que suspende 'PEC Miojo' e eleição de Roberto Cidade - O Poder
[…] Josué pede, por duas vezes, anulação de decisão que suspende 'PEC Miojo' e eleição de Roberto … […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas