A notícia da indicação de Josué Neto para a vaga de Josué Filho para o TCE-AM também foi criticada pela coluna Cláudio Humberto
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Em matéria publicada, nesta quinta-feira (17), pelo jornal ‘A Crítica’, o deputado federal José Ricardo criticou a indicação do deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Josué Neto, para a vaga até então ocupada pelo seu pai, Josué Filho, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
De acordo com José Ricardo, “o TCE virou uma capitania hereditária, passando cargo de conselheiro de pai para filho. Considero um absurdo a indicação do deputado Josué Neto à vaga de conselheiro do TCE, que ficara em aberto com a aposentadoria solicitada no dia de hoje pelo seu pai, Josué Filho”.
Na manhã desta quarta-feira (16), o conselheiro Josué Filho apresentou sua ‘carta’ de aposentadoria da Corte de Contas, deixando sua cadeira vaga. Ainda no mesmo dia, em regime de urgência, a ALEAM colocou para votação a indicação de Josué Neto para a vaga deixada por seu pai.
“Isso mostra que ainda vivemos em um Estado patrimonialista. Aqui, temos meia dúzia de famílias de maior influência se apoderando dos espaços públicos e de poder, para cuidar dos seus interesses e de seus familiares”, afirmou José Ricardo.
Além disso, ele questionou “qual é mesmo o papel do Tribunal de Contas do Estado?”. “É para abrigar os filhos de juízes, de políticos e dos amigos do poder e do rei? Não é um órgão técnico e de fiscalização? Quais os critérios técnicos para a escolha dos seus conselheiros?”.
O parlamentar lembrou, ainda, que o ex-deputado Praciano chegou a elaborar um projeto para “acabar com os apadrinhamentos para cargos de conselheiros do TCE”, para que ele “seja um órgão técnico, e não político”.
Nacional
Com o título “Filho herda vaga vitalícia do pai no TC do Amazonas”, a coluna Cláudio Humberto, uma das mais importantes do País, publicou nota sobre o tema. “A falta de escrúpulos atinge níveis inacreditáveis do Amazonas. Nesta quarta (16), horas depois de seu pai Josué Cláudio de Souza Filho antecipar a aposentadoria como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o deputado Josué Cláudio de Souza Neto, presidente da Assembleia Legislativa, convocou reunião de urgência e se fez escolher sucessor da vaga vitalícia, na mais desavergonhada operação oportunista “de pai para filho” de que se tem notícia na política brasileira”, escreveu ele.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário