Instalação da CPI da Covid é adiada e agora será no dia 27; membros ainda não estão confirmados

Apesar de um possível acordo selado na última semana prever o senador Omar Aziz como presidente da CPI da Covid, os membros titulares ainda não estão confirmados

Manaus | AM

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) anunciou, nesta segunda-feira (19), que a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid não será mais nesta quinta-feira (22), mas sim, no dia 27 deste mês, conforme publicação do ‘Estadão’.

De acordo com informações de bastidores, o Palácio do Planalto – leia-se: Jair Bolsonaro – tenta ganhar tempo e adiar ao máximo a instalação da comissão, com o objetivo de negociar cargos e atender à pressão de parlamentares para acomodar suas emendas no orçamento deste ano.

Em entrevista ao ‘Estadão’, o possível relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que os membros da comissão querem a instalação “imediata”. “O presidente (do Senado) continua naquela, querendo levar para outra semana. Não é fácil isso”, comentou ele.

Segundo o site ‘Terra’, um acordo foi selado, na última quinta-feira (16), onde prevê que o senador Omar Aziz (PSD-AM) seja o presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) assuma a vice-presidência e Renan, a relatoria dos trabalhos.

Justiça

Também nesta segunda-feira, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) ingressou na Justiça Federal com uma ação para impedir que Renan Calheiros seja o relator da CPI da Covid. A parlamentar argumentou que “a presença de uma pessoa com 43 processos e seis inquéritos no STF fere o princípio da moralidade administrativa”.

Ainda conforme Carla Zambelli, outros parlamentares prometem ingressar na Justiça com ação contra outros membros da CPI da Covid.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ministério da Economia publica regra que permite elevar salários de Bolsonaro e Mourão

Wilson Lima entrega 3 toneladas de alimentos na Zona Sul de Manaus

Aproximação de Dermilson Chagas e Eduardo Braga fica explícito nas redes sociais