Em reunião do Mercosul, Bolsonaro defende ampliação do comércio com países fora do bloco

Manaus | AM

Durante a reunião comemorativa aos 30 anos do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu nesta sexta-feira (26) a ampliação das negociações em com países de fora do bloco. O encontro ocorreu por videoconferência, por conta da pandemia de Covid-19. Além de Bolsonaro, participaram os demais presidentes do bloco: Alberto Fernández (Argentina), Luis Lacalle Pou (Uruguai) e Mario Abdo (Paraguai).

O Uruguai, em 2020, apresentou uma proposta para que os membros do Mercosul tenham autonomia para fazer acordos comerciais com outros blocos ou países em velocidades diferentes. Bolsonaro tem defendido de forma voraz a flexibilização do comércio. Conforme as regras do Mercosul, os acordos devem ser feitos de forma conjunta com pelo o menos quatro países.
“O Brasil deseja contar o apoio dos demais membros bloco para seguir ampliando a rede de negociações comerciais extrarregionais de modo a contribuir para rápida retomada do crescimento e impulsionar um novo ciclo virtuoso no Mercosul”, disse Bolsonaro na reunião desta sexta.

Bolsonaro disse ainda que a regra de decisões por consenso não pode virar veto ou frear a modernização do bloco. A regra diz que as decisões têm que ser tomadas por concordância de todos os membros.

“Diferenças de perspectivas que existam entre nós, de natureza política ou econômica não deve afetar ao andamento do projeto de integração, desde que respeitados os princípios que balizam o bloco. Entendemos que a regra do consenso não pode ser transformada em instrumento de veto ou de freio permanente. O princípio de flexibilidade está escrito no próprio tratado de Assunção”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presidente da Câmara de Boca do Acre terá de devolver R$ 290 mil aos cofres públicos

Brasil quer atrair mais investimentos privados, diz Bolsonaro na ONU

Posse de alunas imigrantes marca Solenidade do Projeto 'Ouvidoria Estudantil' do TCE-AM