Em quase 800 dias, Péricles, Wilker e Dermilson apresentaram apenas 97 PLs, na ALEAM

De acordo com levantamento feito no site da ALEAM, em setembro de 2020, o deputado Dermilson Chagas apresentou PL para conceder o título de Cidadão do Amazonas ao cantor Uendel Pinheiro

Manaus | AM

Um dos principais trabalhos de um deputado é legislar, ou seja, criar leis em benefício da população. No entanto, no Amazonas, três parlamentares oposicionistas – Delegado Péricles (PSL), Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos – apresentaram nos últimos 2 anos e dois meses, o que equivalente a quase 800 dias, apenas 97 Projetos de Lei (PLs), beirando 12,27% de produtividade parlamentar.

Em levantamento feito no site da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), O PODER teve acesso a  alguns dos PLs apresentados pelos parlamentares. Dentre eles, está um do deputado Dermilson Chagas que, em 22 de setembro de 2020, ainda na pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pedia que fosse concedido o título de Cidadão do Amazonas ao cantor Uendel Pinheiro. O artista é oriundo da cidade Óbidos, interior do Pará.

aleam

Tais dados mostram que os deputados apresentaram 0,12 Projetos de Lei por dia, ou um projeto a cada 8/9 dias de trabalho. Frequentemente, Péricles, Dermilson e Wilker utilizam a tribuna do plenário Ruy Araújo, na ALEAM, para tecer críticas ao Governo do Amazonas.

Em fevereiro de 2019, o deputado Delegado Péricles apresentou PL que pedia a revogação da Lei n. 2.945, de 11 de março de 2005, que concedia o título de Cidadão do Amazonas ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Também em fevereiro de 2019, Wilker Barreto apresentou PL que pedia a obrigatoriedade de guias de turismo credenciados em exercusões de turismo no Estado do Amazonas.

Além disso, Dermilson Chagas pediu que fosse dispensável a exigência, pela administração pública estadual, direta, indireta e suas fundações, “de autenticação de cópia, em cartórios, de documentos pessoais”.

Somente o governador Wilson Lima, que não tem obrigação de legislar e sim de executar ações no Estado, já encaminhou à ALEAM, no mesmo período, 294 mensagens governamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncias contra Prevent Senior foram manipuladas, diz diretor na CPI

Governo do Estado atua em duas frentes para investigar casos suspeitos de rabdomiólise no Amazonas

‘Gostaria que ela saísse para ontem’ diz Roberto Cidade sobre a CPI da Amazonas Energia