O senador Omar Aziz preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Em entrevista ao ‘Correio Braziliense’, publicada neste domingo (9), o senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), comentou as declarações feitas pelo vice-governador do Estado, Carlos Almeida (sem partido), sobre um suposto acordo entre o governador Wilson Lima (PSC) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para utilizar Manaus como experiência para a imunidade de rebanho.
“Não tinha conhecimento disso. É uma acusação muito grave e tem que ter alguma prova, porque colocou o presidente na roda. O presidente não está sendo investigado, mas dar uma declaração dessas, dizendo que o governador e o presidente fizeram um acordo, não posso lhe assegurar porque não tenho nenhuma comprovação. Mas é muito sério isso”, falou o senador.
Omar Aziz, que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, também falou sobre o depoimento da secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que assumiu, ao Ministério Público Federal, que orientou os médicos do Amazonas a usarem hidroxicloroquina e outros medicamentos inócuos contra a Covid-19. “Isso é muito grave. A doutora Mayra vai ser ouvida no próximo dia 20”, disse.
Entenda o caso
Em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’, publicada no último dia 5 de maio deste ano, o vice-governador do Amazonas declarou que Wilson Lima estava alinhado com Bolsonaro, e que a política era afirmar que existia a imunidade de rebanho, o que, para ele, acabou acarretando em um laboratório, onde a P1 (variante da Covid-19) encontrou o ambiente adequado para se desenvolver.
Rompido com Wilson Lima desde 18 de maio de 2020, Almeida afirmou à reportagem da ‘Folha’ que, à época do rompimento, emitiu uma carta pública informando que não estaria mais no governo por não concordar “com pessoas estranhas dentro da administração”.
No dia 6 de maio, Wilson Lima se defendeu das declarações feitas por seu vice. “Ali é uma estratégia para atacar o presidente Bolsonaro. Ele tá sendo porta-voz de alguém, ou seja, ele está sendo mandado por alguém. Tanto que é só vocês verificarem a repercussão, quem repercutiu nacionalmente com o objetivo eleitoral para 2022. E esse não é o momento para estar discutindo política, esse é o momento para continuar trabalhando para salvar vidas e atender as pessoas que mais precisam”, afirmou.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário