Dez magistrados disputam vaga de desembargador do TJAM deixada por Aristóteles Thury

Já para a vaga de Antiguidade, outros cinco juízes se inscreveram, mas a prioridade é da magistrada Onilza Abreu Gerth, a mais antiga na fila de sucessão

Manaus | AM

O site O PODER teve acesso, com exclusividade, nesta quarta-feira (14), as listas dos juízes inscritos para concorrer às duas vagas de desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O período de inscrição ocorreu entre os dias 25 de março a 8 de abril deste ano.

Os escolhidos devem ocupar as ‘cadeiras’ deixadas pelos desembargadores Aristóteles Lima Thury, que faleceu neste ano, e Sabino Marques, após aposentadoria compulsória. A eleição está prevista para o dia 27 de abril, mas a confirmação gira em torno de dados que devem ser entregues pelo Setor de Estatística do TJAM.

Dez juízes estão concorrendo a um dos cargos pelo critério de Merecimento. São eles: Mirza Telma de Oliveira Cunha, Cezar Luiz Bandiera, Henrique Veiga Lima, Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro, Paulo Fernando de Brito Feitoza, Rosselberto Himenes, Abraham Peixoto Campos Filho, Marco Antônio Pinto da Costas, Vicente de Oliveira Rocha Pinheiro e Roberto Santos Taketomi.

O escolhido ocupará a vaga deixada pelo desembargador Aristóteles Lima Thury, que faleceu por complicações da Covid-19, em fevereiro deste ano. Ainda para a vaga de Merecimento, são utilizados dados apresentados pelo Setor de Estatística do TJAM, com um mapa de produtividade dos magistrados.

Pelo critério de Antiguidade, estão concorrendo cinco juízes. São eles: Onilza Abreu Gerth, Mirza Telma de Oliveira Cunha, Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro, Rosselberto Himenes e Jaci Cavalcante Gomes Atanázio.

Neste critério, o escolhido ocupará a vaga deixada pelo desembargador Sabino Marques, após aposentadoria compulsória ao completar 75 anos. A favorita é a juíza Onilza Abreu Gerth, que já atua na Corte há muitos anos por conta do afastamento da desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), portanto possui 99% de chances de ser aclamada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wilson Lima entrega 3 toneladas de alimentos na Zona Sul de Manaus

Aproximação de Dermilson Chagas e Eduardo Braga fica explícito nas redes sociais

O desafio das deputadas da Aleam para conciliar política e maternidade