Deputados federais do AM acreditam que CPI da Covid deve trazer melhorias e responsabilizar governantes

Os deputados federais Marcelo Ramos e José Ricardo falaram com o site O PODER sobre o que esperam da já polêmica CPI da Covid

Manaus | AM

Os deputados federais pelo Amazonas, José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PL), comentaram sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Eles acreditam que devem ser estabelecidas melhorias e que sejam apuradas a responsabilidade dos governantes.

Criada no último dia 13 deste mês, a CPI vai investigar ações e omissões por parte do governo federal, estados e municípios, no combate à pandemia do coronavírus. Para o deputado federal Marcelo Ramos, prioritariamente, é necessário que a comissão estabeleça protocolos de melhorias no enfrentamento da Covid-19 no País.

“O que é necessário fazer, agora, é estabelecer um protocolo que melhore o enfretamento do País em relação à Covid, que garanta a aceleração do processo de vacinação, que garanta que não falte oxigênio, não falte kit de intubação. Acho que esse é o que há de mais urgente na CPI. O passo seguinte, obviamente, é apurar a responsabilidade”, acrescentou.

Já o deputado federal José Ricardo entende que a CPI tem que investigar o que aconteceu, e ainda está acontecendo, no Brasil e no Amazonas, para haver a responsabilização dos envolvidos e mudanças nas ações de enfretamento.

“Nós temos quase 400 mil mortes. Tem que haver a responsabilização disso. A falta de oxigênio, falta de UTI, falta de planejamento. E também a responsabilidade do presidente e de seus ministros, que negavam a gravidade, negavam a ciência e, ao mesmo tempo, não estimulavam o isolamento social, estimulando as pessoas não se protegerem”, afirmou.

Zé Ricardo acredita que muitas mortes poderiam e ainda podem ser evitadas, se fosse executado um trabalho sério e com planejamento. “Eu já vi o presidente do Senado e senadores falarem que não é hora de encontrar culpados. É hora, sim, de encontrar culpados, essa é a razão de uma CPI. Eu espero que investiguem de verdade. Acho que a sociedade precisa pressionar e cobrar, pra não ficar uma CPI de faz de conta”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ministério da Economia publica regra que permite elevar salários de Bolsonaro e Mourão

Wilson Lima entrega 3 toneladas de alimentos na Zona Sul de Manaus

Aproximação de Dermilson Chagas e Eduardo Braga fica explícito nas redes sociais