AO VIVO

Contrariando acordo firmado com CNJ, Chalub renova por 6 meses contratação de temporários

Em acordo firmado entre o Tribunal de Justiça do Amazonas e o Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário Estadual tinha até o dia 30 de junho para nomear 160 aprovados no concurso público de 2019

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Mesmo diante do relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que aponta ilegalidade, por parte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na contratação de inúmeros temporários por mais de 2 anos como permitido por lei, o presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador Domingos Chalub, renovou por mais seis meses o contrato de mais de 120  servidores temporários. Atualmente, o tribunal conta com centenas de aprovados no concurso público de 2019 aguardando respectivas suas nomeações.

Conforme publicação no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), desta segunda-feira (4), o desembargador Domingos Chalub resolveu prorrogar por seis meses a contratação de 121 temporários entre analistas judiciários, auxiliares judiciários e assistentes judiciários. A decisão recebeu inúmeras críticas no perfil oficial do Poder Judiciário Estadual, no Instagram. Na primeira publicação desta terça-feira (4), é possível ver comentários repudiando a renovação dos contratos temporários. Confira na imagem abaixo:

Instagram will load in the frontend.

Ainda conforme o acordo firmado entre o TJAM e o CNJ, ficou estipulado que até junho de 2020, 175 novos servidores aprovados em concurso público estariam atuando no 1º grau do Poder Judiciário. Ademais, ficou acertado, ainda, que diante da disponibilidade financeiro-orçamentária do TJAM, haveria a “possibilidade de futuras nomeações de candidatos classificados no cadastro reserva do concurso, até que se atinja o número mínimo de remanejamento para o 1º grau de jurisdição, necessário para o cumprimento do quantitativo total previsto no estudo proposto pelo Subcomitê de Gestão de Pessoas”.

Leia, na íntegra, acordo firmado entre TJAM e CNJ

Levantamento

Na última quarta-feira (27), o CNJ decidiu tornar público o Pedido de Providências n. 0005695-32.2018.2.00.0000, que trata do relatório produzido pela própria instituição, em 2017, sobre o TJAM e que apresenta um levantamento detalhado sobre servidores temporários que ocupam cargos destinados a concursados.

Consta no pedido de providências, que o TJAM conta com 229 temporários, dos quais 34 são analistas judiciários, 46 são assistentes judiciários e 149 são auxiliares judiciários. Porém, durante a inspeção da instituição, foi constatada a contração de pelo menos 58 servidores temporários “sem determinação do tempo de serviço, havendo inclusive a contratação do mesmo servidor por, aproximadamente, 10 anos consecutivos”. Este último caso também foi renovado na publicação desta segunda-feira.

A lei estadual n. 2.607/2000 art. 4º, define que o prazo para esse tipo de contratação, a saber, de 12 a 48 meses, sendo proibida a recontratação pelo prazo mínimo de 1 ano.

Sem resposta

Nesta segunda-feira, no mesmo DJE, o desembargador-presidente Domingos Chalub nomeou 45 aprovados no concurso público. Questionado pelo site O PODER sobre a decisão de renovar os contratos, bem como prazo nomear os outros servidores aprovados, a assessoria de imprensa do TJAM, em nome da jornalista Acyanne do Valle não respondeu.

COMENTÁRIOS:

A
Após resistência, TJAM cumpre determinação do CNJ e dispensa 118 temporários - O Poder
[…] Contrariando acordo firmado com CNJ, Chalub renova por 6 meses contratação de temporários […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas