O deputado Delegado Péricles redigiu, nesta semana, dois requerimentos que apontam a aproximação do senador Eduardo Braga
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Após o Partido Social Liberal (PSL) apoiar a candidatura de Amazonino Mendes, nas Eleições 2020, agora, o mesmo partido que tem como forte nome o deputado estadual Delegado Péricles, aponta um ‘acordão’ com o MDB de Eduardo Braga. Isto porque Péricles encaminhou dois requerimentos à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), revelando uma movimentação política, no mínimo inusitada.
Leia, na íntegra, requerimento de saída do PSL do seu atual bloco na ALEAM
De acordo com os documentos obtidos pelo site O PODER, um dos documentos visa a constituição de novo bloco parlamentar no plenário Ruy Araújo, sob liderança de Péricles. Este documento é subscrito pelo deputado Fausto Júnior (MDB).
Leia, na íntegra, requerimento para a criação de novo bloco partidário com o MDB de Eduardo Braga
Já no outro documento, Péricles pede que o PSL saia do atual bloco partidário composto pelos partidos Patriota, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Republicanos.
Viagem
Neste fim de semana, Péricles viajará para uma reunião com o senador Eduardo Braga, que já foi líder no Senado, na presidência de Dilma Rousself (PT), no período de 2012 a 2014, além de ter assumido a pasta do Ministério de Minas e Energia no governo da petista. Péricles ao se aliar com Braga, dá um ‘tiro no pé’ e revela que está traindo os movimentos bolsonaristas e de direita no Amazonas.
O MPF e o TCU investigam denúncia de contratação de funcionários fantasmas na Embratur, presidida por Marcelo Freixo. A denúncia alegou que pelo menos 30 pessoas foram contratadas sem cumprir funções, com salários de até R$38 mil. O ministro do Turismo, Celso Sabino, demitiu cinco pessoas enquanto o presidente da Embratur negou irregularidades, defendendo o trabalho efetivo da autarquia.
O governador Wilson Lima destacou a importância da união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na regularização fundiária do Amazonas, durante a abertura do 94º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça (Encoge) e 6º Fórum Fundiário Nacional, no Teatro Amazonas. Lima enfatizou o avanço das políticas habitacionais e a entrega de mais de 5 mil títulos definitivos de terra. Durante o evento, ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) definiu a diplomação de prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes de Borba para o dia 27 de novembro. A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos para a posse. O prefeito eleito em 2024 foi Toco Santana (Republicanos).
O juiz Roesberg de Souza Crozara anulou seis leis de 2015 que permitiram a doação irregular de imóveis públicos em Nova Olinda do Norte. A decisão, baseada em ação do Ministério Público do Amazonas, apontou desvio de finalidade e violação dos princípios legais. Os imóveis voltarão ao patrimônio municipal, mas o juiz rejeitou a condenação por improbidade administrativa, alegando falta de dolo. A denúncia foi feita pelo ex-vereador Luiz Bernardo Ferreira Pinto.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) alcançou um índice de 99,06% e garantiu, pelo segundo ano consecutivo, o nível “Diamante” no Radar Nacional da Transparência Pública. A avaliação foi realizada pela Atricon, que analisou a transparência de 7.370 instituições públicas. O TJAM se destacou em áreas como planejamento, despesas, obras e ouvidoria, ficando mais de 35 pontos acima da média nacional.
Deixe um comentário