AO VIVO

Bioeconomia deve diversificar pauta produtiva e gerar empregos no interior do AM

Em reunião no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), diversos assuntos de relevância para o Amazonas foram tratados, mas o foco principal foi na diversificação das atividades econômicas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em uma agenda positiva que reuniu a gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o corpo técnico da instituição, o deputado estadual Rozenha (PMB) e sua assessoria parlamentar, diversos assuntos de relevância para o Amazonas foram tratados, mas o foco principal foi na diversificação das atividades econômicas que podem alavancar cadeias produtivas locais da bioeconomia e os consequentes impactos positivos na geração de empregos de qualidade no interior do estado.

A indução da cadeia de fibras vegetais no Amazonas – especialmente em regiões que já detém o conhecimento do processo produtivo e que podem, portanto, alavancar este processo, como a localidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara – é uma alternativa viável para se promover a bioeconomia, por meio das relações intersetoriais entre as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), as agroindústrias e o setor primário do interior do estado, onde seriam criados postos de trabalho qualificados, com efeitos positivos sobre a renda da população.

A produção de abacaxis do Novo Remando é reconhecida a ponto da cultura ter recebido uma Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Estando a cultura consolidada na localidade, o cultivo em consórcio de outras plantas, como o curauá (“primo” do abacaxi), poderia induzir a produção de fibras vegetais de alta qualidade e com diversas funcionalidades na indústria de transformação.

Segundo o gestor do CBA, Fabio Calderaro, o Centro tem enfatizado este assunto por entender que a organização das cadeias das fibras vegetais poderia dinamizar a atividade econômica do interior, a partir do encadeamento produtivo entre as empresas do PIM, dos setores termoplástico e têxtil, por exemplo, e as agroindústrias e produtores agroflorestais do interior, onde as fibras seriam produzidas e processadas: “A fibra do curauá é tão ou mais resistente que a fibra de vidro e pode ser utilizada para usos variados, desde sua inserção nos biopolímeros até sua formatação para produção de roupas, estofados e partes de motos e automóveis, carenagens de aparelhos celular e diversos outros fins.”, explica Calderaro.

Iniciativa empolgante

O deputado estadual Rozenha, que vem de uma atividade privada e reconhece a relevância de iniciativas como a destacada pelo CBA, mostrou-se empolgado com a possibilidade de diversificar a atividade econômica por meio da bioeconomia e ressaltou: “É preciso dar condições para que a sociedade local possa ter mais empregos, entregar resultados significativos para sua comunidade e inovar a partir de atividades sustentáveis. A proposta de fomentar as fibras vegetais e de outras iniciativas da bioeconomia, como alternativa para a geração de empregos de melhor qualidade no interior, é excelente!”, disse o parlamentar.

A responsável pela área de biotecnologia vegetal do CBA, Dra. Simone da Silva, comentou que induzir a cadeia de fibras vegetais no estado vai propiciar que se tenha a devida oferta da planta e, a partir dela, a obtenção das fibras tão demandadas pelo setor industrial: “ Com os protocolos e estudos avançados que temos, podemos ter uma cultura forte para atender demandas reprimidas de longa data, além de uma alternativa sustentável para recuperação de áreas degradadas.”, disse.

O interesse do deputado pelo tema se dá não apenas pela sua vida profissional pautada pelo seu viés empresarial, mas também por ser o presidente – na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – da Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, bem como vice-presidente da Comissão da Indústria, Comércio e Zona Franca, voltadas a discutir e dar andamento a temas que gerem oportunidades concretas para a região.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas