AO VIVO
Executivo - 20 de janeiro de 2021
Foto:

AM: ‘pandemia’ de fake news assola internet no momento da maior crise sanitária do século

Nesta terça-feira (19), o Tribunal de Justiça do Amazonas foi alvo de uma fake news; conforme publicações na internet, o Poder Judiciário teria recebido doses da vacina de Covid-19, o que foi negado

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

No momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas, outra ‘pandemia’ tem causado caos e pânico na população do Estado: a das fake news. Notícias falsas, e muitas vezes de cunho político, têm sido amplamente divulgadas nas redes sociais e até em veículos tradicionais de comunicação, prejudicando o combate do vírus em todo o Amazonas.

Os temas das falsas notícias variam desde sumiço das vacinas enviadas pelo Governo Federal para Amazonas até recusa de usina de oxigênio para o Estado, passando por abertura de valas comuns no interior do Amazonas. De acordo com a psicóloga Ana Carolina Alencar, a pandemia em si já é um cenário que gera muita insegurança, medo e ansiedade na população.

“As fake news propagadas de forma coletiva, tem um efeito muito maior de insegurança, medo e ansiedade. A tendência dessas notícias falsas, quando aparecem, é reafirmar algumas crenças e fantasias que todo ser humano tem em si como perseguição e conspiração, por exemplo”, comenta ela.

Além disso, essa notícias ganham reforço extra quando são repassadas por pessoas ‘admiradas’ dentro de círculos de convivência como familiares e amigos. “A tendência é que a gente acredite. E, dessa vez, abrange profissionais da área de saúde que, muitas vezes, acabam disseminando essas informações e gerando confusão na cabeça das pessoas”.

Ana Carolina ressalta que o impacto psicológico dessa ações desencadeiam emoções e sentimentos que são nocivos à população. “O ser humano, comumente, não tem o costume de questionar nada, o que torna mais fácil aquela mentira se transformar em uma verdade. Principalmente porque surgem de referências das próprias pessoas”, aponta.

Dentre os sentimentos mais frequentes, nesse período, está o da conspiração. A especialista comenta que tal sensação desperta uma insegurança e também um medo. A combinação pode ser catastrófica. “Além disso, a falta de questionamento deixa as pessoas inseguras. E as fake news reforçam esse sentimento por meio de notícias”, finaliza.

‘Pandemia’

Nos últimos dias, o Estado tem tido a missão de desmentir as notícias disseminadas de forma incorreta e falsas. Há dois dias, por exemplo, a respeitada jornalista Miriam Leitão foi responsável por publicar que o Amazonas estava recusando a doação de uma usina de oxigênio oriunda da empresa Gasil. Na verdade, a empresa pernambucana tinha sinalizado uma intenção de venda de cinco usinas de oxigênio para o Estado, conforme documento disponibilizado pelo governo.

Nesta quarta-feira (20), foi publicada matéria informando que as vacinas ‘sumiram’ e que o Estado não estava mandando a quantidade previamente acertada para o interior. Na realidade, o Amazonas recebeu 282 mil doses da vacina, sendo 26 mil a mais que o previsto. O total foi distribuído aos 62 municípios. Já a vacinação fica a cargo da prefeitura de cada cidade.

TJAM

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desmentiu, nesta quarta-feira (20), a informação de que a Corte de Justiça Estadual teria recebido uma remessa de vacina de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Em nota, o TJAM disse “que são mentirosas e maledicentes quaisquer postagens que afirmem existir destinação de vacinas contra a Covid-19 para esta Corte Estadual de Justiça e seus membros”.

Além disso, o TJAM afirmou que “se pauta pela seriedade e responsabilidade e tem plena consciência de sua função institucional, respeitando os princípios republicanos que devem nortear suas ações.

Município

Também nesta terça, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclareceu que reservou 12,2% do total de vacinas recebidas para os profissionais da rede municipal, que estão atuando no enfrentamento à Covid-19.

Além disso, com uma lista de prioridades fornecida pela rede de saúde do Estado, a Semsa começa nesta quarta, a vacinação dos profissionais da saúde dos hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).

COMENTÁRIOS:

L
Luiza Chagas
Bom saber destas fake. Muito eficiente a equipe do O Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas