ALEAM publica novo rito para escolha de conselheiro do TCE-AM com data retroativa

A medida beneficia o deputado estadual Josué Neto, eleito ao ‘apagar das luzes’ no mês de dezembro, para a cadeira que ainda é ocupada por seu pai, Josué Filho

Manaus | AM

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) deu publicidade, na última sexta-feira (5), por meio do Diário Oficial Eletrônico e com data retroativa (12 de fevereiro), ao novo rito de escolha do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que ocorreu ao ‘apagar das luzes’, no final do ano passado, e indicou por unanimidade o ex-presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Josué Neto (Patriota) como novo membro da Corte.

Ainda em dezembro de 2020, a indicação de Josué foi cercada de críticas pelo modo como foi conduzida. À época, não houve publicidade para que a vaga fosse concorrida e foi publicada apenas agora com data retroativa. A publicação buscar dar legitimidade aos atos praticados pela ALEAM, ainda sob a gestão de Josué Neto.

Leia, na íntegra, o novo rito publicado pela ALEAM e que trata daescolha do membro do TCE-AM

No documento existem uma série de palavras que se repetem como ‘ato contínuo’, ‘de imediato’, ‘sem prazo’, tudo para dar uma possível celeridade ao processo de escolha do novo membro da Corte de Contas.

O nome do deputado foi indicado para a cadeira ainda ocupada por seu pai, Josué Filho, que vai completar 75 anos em abril. O pai pediu entrada na aposentadoria antes do prazo, alegando motivos pessoais e um dia depois Josué Neto foi indicado a vaga.

Vale ressaltar que o cargo de conselheiro do TCE-AM é vitalício e oferece, ainda, contato direto com membros do alto escalão de cargos públicos no Amazonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tony Medeiros assume presidência da Comissão de Turismo na ALEAM

MP-AM quer retorno seguro às aulas no município de Manaquiri

Governo do AM divulga lista de membros do Conselho Curador da UEA